2008/09/19

Chapeladas

A proposta do PS relativamente ao voto dos emigrantes é, no mínimo, bizarra. O partido maioritário, que agora governa Portugal, pretende alterar uma lei, que funcionou bem durante trinta anos, com o argumento que esta é passível de fraude ou, até mesmo, de "chapeladas"!
Vivi (e votei) no estrangeiro durante trinta anos e sempre votei por correspondência. Não vejo porque é que este meio não há de funcionar. O método era, inclusive, elogiado por outros emigrantes com quem eu contactava (italianos, por exemplo) que tinham de deslocar-se ao seu país sempre que havia eleições.
O boletim de voto chegava, normalmente, um mês antes das eleições e eu só tinha de preênche-lo e reenviá-lo, dentro de outro envelope dos serviços, para a Comissão Eleitoral em Lisboa. Para serem considerados válidos, os votos tinham de ser enviados para Portugal até à véspera do escrutínio. O que acontecia depois, não sei. Até admito que tenha havido as tais "chapeladas" de que fala Vasco Franco...mas, se as houve, foram praticadas em Portugal!
E, das duas uma: ou a Lei actual não serve e não se compreende que, só ao fim de trinta anos, o governo tenha dado por isso; ou a Lei é boa, mas não serve os interesses eleitorais do PS que arrisca perder a maioria actual nas próximas eleições.
Há aqui outra questão importante: os votos dos emigrantes (que são diminutos, mas representam quatro deputados na AR) tornar-se-ão ainda mais residuais, se a Lei for alterada. Não por acaso, foi o actual governo que reduziu drasticamente o número de consulados no estrangeiro. Se já era difícil aos emigrantes deslocarem-se aos consulados para tratarem dos seus assuntos, calcule-se o que será para votarem...Ninguém lá vai!
Se calhar, é isso mesmo que o Partido Socialista deseja. Mas, se é assim, estamos perante uma "chapelada" do actual PS, na qual é secundado pelo inefável PCP que, como sabemos, sempre foi avesso a eleições. E esta, hein!?

7 comentários:

Carlos A. Augusto disse...

É de facto, no mínimo, bizarro...

João Soares disse...

Estimado Carlos Augusto
Desconhecia esse completo desrespeito por Maria Keil. Assinei e irei divulgar.

Carlos A. Augusto disse...

Obrigado Joao Soares.

jpt disse...

È importante esta divulgação da experiência própria. Talvez esclareça algum "ruído" produzido a propósito desta "inovação".
cumprimentos

João Soares disse...

Estimado Carlos Augusto, bom dia

Ontem à noite preparei uma postagem sobre Maria Keil e a respectiva petição e que já está no meu blogue: http://bioterra.blogspot.com
Abraço

Carlos A. Augusto disse...

Obrigado e um abraço.
CAA

Rui Mota disse...

JPT,

Absolutamente de acordo. Por razões óbvias (ainda estou recenseado em Roterdão) também estou interessado em denunciar esta "chapelada" que o actual governo está a preparar. É preciso agitar, mas mais do que agitar, agir.
Uma proposta concreta é sensibilizar o Conselho de Emigração. Mas podemos/devemos sempre passar ao Presidente da República, que pode vetar a proposta-lei.