2009/04/23

Cidadania (3)

Ontem recebi, finalmente, o meu Cartão de Cidadão. Após dois meses e meio de um processo e episódios que são dignos de uma verdadeira "República da Pera Rocha". Chegada a minha vez, e após quase três horas de espera (que aproveitei para ler Coetzee), a funcionária informa-me que o cartão tem 4 códigos (quatro!) diferentes: um para a identidade, um para a morada, um para a assinatura e outro para cancelamento do dito cartão. Imaginei-me a ter de decorar mais quatro "pincodes" diferentes, mas certamente adivinhando os meus pensamentos a simpática senhora sugeriu-me alterar os códigos para um só, fácil de memorar. Claro, respondi aliviado. Infelizmente para mim e apesar da sua boa vontade, o "servidor" estava a 10% e não processava os dados...
Hoje mesmo, recebi uma carta da Loja do Cidadão, em resposta à minha queixa sobre a lentidão e ineficiência dos serviços. Muito bem, pensei, pelo menos são rápidos a responder. Acontece que a carta estava cheia de imprecisões o que me levou a corrigir os erros e a enviar outra carta a repôr a verdade. Uma questão de rigor.
Voltei à Junta de Frequesia, para confirmar o recenseamento. Sim, estou recenseado...na Holanda! Na Holanda? Mas eu não vivo na Holanda há anos e já pedi o cartão há mais de dois meses...respondo a medo. Não há problema, dizem-me: dentro de 1 mês (um!) já estará recenseado em Portugal...
Quero acreditar que no dia 7 de Junho posso votar, mas começo a duvidar. O "sistema" foi tão aperfeiçoado que, independentemente de chamar-se "simplex", não funciona. Desta forma, não posso prometer que não voltarei ao tema. Uma "saga". De incompetência e "chocos" tecnológicos.

3 comentários:

Carlos A. Augusto disse...

No worries mate! No próximo 10 de Junho ser-te-á dada a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique por actos (verdadeiramente) heróicos praticados ao serviço da pátria.
Ser-te-á entregue pelo próprio Presidente Cavaco Silva, que nesta ocasião soberana não abdicará de exercer o seu magistério de influência. Não faltarão os orgão de informação a sugerir que está como isso a enviar um recado ao Governo...

Anónimo disse...

Rui Mota: você quer votar para quê? Para dar maioria absoluta a estes capangas? Assim, mais vale não estar recensiado. Isto sou eu a falar...consta por aí que você agora também aderiu à maioria. Será verdade, caro Rui Mota?

Rui Mota disse...

Anónimo do 24 de Abril:
Mais importante do que votar ou não votar é PODER VOTAR. Ora se nos batemos por poder votar e agora já o podemos fazer, devemos defender esse direito. É só isso. Depois, no dia do voto, até podemos votar em branco.