2009/05/26

Da problemática do Ego

Nesta longa e desconcertante saga em que se transformou o caso BPN e a respectiva comissão parlamentar de inquérito, o dia de hoje ficará certamente para a história como o momento "zen" desta investigação. Como não bastassem as amnésias de Dias Loureiro ou os desmentidos de António Marta, surge agora Oliveira e Costa a "pôr a boca no trombone" e a acusar tudo e todos: Victor Constâncio do Banco de Portugal, os "dez accionistas" do BPN, Dias Loureiro (um ego problemático) e, calcule-se, Miguel Cadilhe o qual, de acordo com as declarações do ex-director, ganharia "só" duas vezes e meia mais do que Costa em dez anos (!?). Tudo gente de egos desmedidos. Do dinheiro desaparecido, não se falou. Para onde foram os mais de mil milhões que, entretanto, voaram e levaram o BPN à maior falência fraudulenta da história bancária portuguesa? Essa devia ser, de facto, a questão central.
Tudo indica que as acusações pessoais não acabarão por aqui. Agora que a "caixa" de Pandora foi aberta, é dificil não imaginar uma reacção dos visados à mortal acusação de Costa. Temos de reconhecer: os banqueiros vivem dias dificeis. Com tantos "egos" em disputa, só mesmo uma cura de divã. Um bom negócio para psicanalistas.

1 comentário:

Carlos A. Augusto disse...

No meio deste episódio vergonhoso só me dá vontade de rir ver as cambalhotas que o PSD dá para desviar a nossa atenção do PR e a atitude "responsável" do PS que diz que até podia usar isto politicamente, mas não o faz. É verdadeiramente comevedor observar tudo isto...