2011/05/26

A personificação do mal

A acreditar nas notícias que correm em roda-pé nos principais noticiários televisivos, teria sido detido hoje o sérvio Ratko Mladic. Para quem esqueceu, Mladic foi o chefe do exército sérvio durante a guerra da Bósnia (1992-1995) e o principal responsável pelo massacre de Srebrenica, em Julho de 1995. Na altura, foram mortos cerca de 8000 bósnios muçulmanos, naquele que é considerado o maior genocídio na Europa desde a II Guerra Mundial. Desde os anos noventa que se especulava sobre o seu paradeiro.
Protegido pelo exército e populações sérvias, Mladic era de há muito procurado pela comunidade internacional, que exigia o seu julgamento no Tribunal Penal Internacional de Haia. Ainda recentemente, o programa "Toda a verdade" (BBC) recuperou este tema, num excelente documentário que seguia a pista de Mladic em território sérvio.
Com a prisão de Mladic, encerra-se assim o primeiro capítulo desta saga, que só terminará com o julgamento e condenação daquele que é apelidado do "carniceiro dos balcãs". O Mundo está mais seguro.

Sem comentários: