2012/11/15

Estado de direito ou estado de direita?


Concordo totalmente com o ponto de vista do Daniel Oliveira expresso neste seu artigo. Ter-lhe-á faltado referir (mas faço-o eu aqui), que o Estado tem a absoluta obrigação de proteger os cidadãos que observam a Lei e não de os espancar. 
Ou seja, num país a sério, a PSP e o MAI deveriam ser acusados e sujeitos ao veredicto dos tribunais, se tudo se passou assim, como tudo leva a crer que se passou, de facto...
A PGR tem aqui ampla e clara matéria para actuar, mas os cidadãos que foram vítimas dos maus tratos da polícia e as organizações cívicas que lutam pelos direitos civis deveriam também agir com decisão.
Ou, com o pretexto da austeridade e o beneplácito da troika, já metemos todos o Estado de Direito definitivamente na gaveta??!

1 comentário:

Rui Mota disse...

A violência do "estado" era previsível. Vai, de resto, aumentar. É natural: quanto maior for a crise, maior vai ser a contestação popular e maior a provocação de ambos os lados. Está a acontecer por toda a Europa (do Sul) e agora chegou a Portugal. Por alguma razão, a defesa e as forças de ordem, foram aumentadas no último OE. O governo sabe o que aí vem e dá mais meios de repressão às forças policiais para estas fazerem o trabalho sujo. Já vimos este filme nos anos trinta do século passado. Isto vai acabar mal. Muito mal.