2013/01/13

Um euro

Está no ar há já algum tempo uma campanha do BES para atrair os mais novos à poupança. Para o efeito, os miúdos são convidados a abrir uma conta com 100 €. Cem euros. Em troca o pequeno aforrador recebe um mealheiro —concebido por uma estilista de nome sonante, de cujo significativo e diversificado empório comercial faz parte uma linha de vestuário para criança— e, contente, canta  "Tostão a tostão vou juntar um dinheirão!" Por sua vez, o BES oferece, por cada conta aberta, 1 € à Cáritas "para ajudar os meninos que mais precisam."
Cristiano Ronaldo dá crédito à alforria perguntando, em jeito de remate, ao tenro aforrador potencial qualquer coisa como "E tu? Já tens o teu novo mealheiro...?"
O anúncio está, como disse, há tempo no ar sem ter provocado, que eu saiba, uma palavra de indignação a qualquer alma dessas pias e sensíveis que por aí pulula, uma dessas que seja mais dada a contas.
Na aritmética publicitária do BES, criança + tostão + dinheirão + porquinhos de la Prada = um euro para a Cáritas... E depois perguntam-me por que razão resmungo tanto.

3 comentários:

Fusível Ativo disse...

Podiam, apenas, ter dado o dinheiro da campanha á Cáritas.

Fusível Ativo disse...

O BES podia ter contribuido para a caritas com o dinheiro da campanha e não se falava mais nisso.

Rui Mota disse...

O BES, como a Cáritas, estão ligados à Opus Dei, logo...