2014/01/28

Pete Seeger (1919-2014)


Vio-o, pela última vez, na televisão, junto ao Memorial de Lincoln, na tomada de posse de Barack Obama em 2009, onde cantou com Bruce Springsteen a canção-hino "This land is your land", popularizada por Woody Guthrie.
Para trás, tinham ficado décadas de activismo político e dezenas de canções escritas ao serviço das causas que sempre abraçou, fossem estas no campo dos direitos sindicais, dos direitos civis da população negra, ou contra a guerra do Vietnam, à qual sempre se opôs, como pacifista assumido que era.  Dele, ficaram ainda canções como "We shall overcome", "Where have all the flowers gone", "If I had a Hammer" ou "Turn, Turn, Turn", reproduzidas vezes sem conta por intérpretes em todo o Mundo.
A carreira de cantores como Bob Dylan, Joan Baez, "Peter, Paul and Mary" ou "The Kingston Trio", não teria, provavelmente, sido a mesma sem a influência de Seeger. Foi a própria Joan Baez que o declarou, esta madrugada, após ter sido informada do falecimento do cantor.
Memorável, seria a sua primeira passagem por Portugal, onde actuou no antigo Pavilhão dos Desportos, em 2 de Dezembro de 1983. Desse histórico evento, foi gravado um LP numa edição limitada de 3000 exemplares. Tenho um, que guardo religiosamente.
Um ícone americano, ou como o descreveu Springsteen: "O arquivo musical e de consciência da América, um verdadeiro testamento do poder da canção e da cultura do último meio século nos EUA e no Mundo". Nem mais. A sua obra e o seu exemplo, são já imortais.      

1 comentário:

Unknown disse...


Deste uma "pincelada" certeira sobre a vida e obra de Pete Seeger! Grande homem ele foi!