2016/10/31

Taxi Driver (10)

Para onde vamos?
- Para a Culturgest. Estava a ver que não saía daqui hoje...
Esteve à espera de táxi muito tempo?
- Meia-hora, pelo menos...explique-me lá uma coisa: porque é que os seus colegas, que têm a luz verde acesa, não páram quando lhes faço sinal?...
Isso é impossível. Têm de parar.
- É possível, sim, porque passaram 5 ou 6 táxis "livres" na última meia-hora e nenhum parou...
Provavelmente, iam distraídos. Ou receberam uma chamada e não podiam transportar passageiros...
- Isso não faz sentido nenhum. Se foram chamados, têm de mudar o sinal para amarelo, para indicar que estão em serviço...
Nem sempre o que parece é. Sabe, isto é uma profissão muito desgastante e nós andamos aqui numa "lufa-lufa". Vamos a consultar o telemóvel e, às vezes, nem nos apercebemos de que nos estão a fazer sinal para parar...
- Sim, isso pode acontecer, uma ou outra vez, mas não seis vezes! Depois, não se admirem que as pessoas prefiram a Uber...
Ó meu caro senhor...se tem queixas dos taxistas, é muito simples: Tira o número do táxi e a matrícula e escreve para o organismo que supervisa o "negócio". Também pode telefonar e fazer queixa. É o que eu aconselho a toda a gente que se queixa do mau serviço dos taxistas.
- Também posso fazer isso, claro, mas queria primeiro perceber o que se passa e se podem negar-se a transportar um passageiro, só porque lhes apetece...
Já lhe disse: em vez de queixar-se, tira o número do carro que não parou e telefona para a central! É muito simples e vai ver que o atendem logo. Nós também cometemos erros e nem toda a gente, que anda com um táxi na mão, sabe comportar-se, mas há regras e toda a gente tem de cumprir. Se levavam a luz verde e não pararam, têm de explicar porque é que o fizeram...
- Pois, pois, mas se há leis é para serem cumpridas, certo?
Olhe, o senhor estava em frente à "casa" (Parlamento) onde são feitas as leis...metade daquela gente que lá está, não presta para nada. Só lá andam para dar "lustro às calças". Se falassem menos e fizessem melhores leis, isto podia andar melhor...
- Não me diga que a culpa é dos deputados?...
Não só. O Almeida da Antral também controla uma parte do negócio e interessa-lhe que isto esteja assim...
- Claro, há interesses em todo o lado e os taxistas também são uma corporação...
E se eu lhe disser que há aqui gente no "meio" que anda a estragar o "negócio" e nem sequer tem licença para conduzir um táxi? Mas nós temos de cumprir a lei e somos obrigados a inspecções periódicas. Sabe quanto é que o meu patrão paga só em licenças para este carro? 1200euros por ano! E o carro tem de estar em boas condições mecânicas, tem de estar limpo, eu tenho de andar bem vestido, não posso usar calções e tenho de ter seguro contra terceiros. Há quem pense que isto e um negócio de milhões, mas é um negócio de tostões...se eu tiver o azar de "bater" e o meu patrão tiver de pagar o arranjo, já sei que vou andar aqui um ano a "penar", pois o lucro é para pagar o arranjo do carro...está a perceber? As pessoas não sabem do que falam e depois os táxistas é que são os maus da fita...
- Claro, nem todos os taxistas são maus, por isso o aparecimento da Uber pode ser benéfico, desde que controlada, claro.
Falou da Uber...e se eu lhe disser que há muitos chauffers da Uber que são taxistas? Anda aqui muita "poeira no ar" e as pessoas não estão a ver o que se passa de facto. Eu não tenho nada contra a Uber. Eles que venham. Mas, sem precariedade no trabalho e a pagar impostos, como nós. Assim é que é bonito. Todos iguais, perante a lei.
- De acordo. A concorrência é boa, desde que regulada.
Claro, estas coisas têm de ser regulamentadas. Agora vou-lhe propôr um caminho alternativo. Não estranhe se eu andar por ruas paralelas, mas não se pode andar na Avenida da República. Isto está um caos e por aqui não chegamos lá...
- OK. Passei aqui há uns dias e estive mais de uma hora parado no Campo Pequeno...
Uns parvalhões, estes gajos da Câmara. Agora é que se lembraram de fazer obras. Tudo ao mesmo tempo! E ainda não começou o Inverno...
- Quando chegar à esquina, pode deixar-me lá que eu faço o resto do caminho, a pé.
Qual quê? Vamos já aqui pela transversal e deixo-o mesmo à porta da Culturgest. Está de acordo?
- Parece-me bem. Já estou atrasado.
É o que eu lhe digo. Isto está mau, mas os culpados não são só os taxistas.
- Acredito, até porque só há uns 3000 taxistas...
Há mais. São cerca de 3500. Isto é calculado em função dos habitantes de cada zona. Só Ubers devem haver para aí uns 1000 e Lisboa cada vez tem menos habitantes. Por exemplo, no Seixal, foram autorizados mais 9 carros. Porquê? Porque os habitantes de Lisboa vão todos morar para os arredores e cada vez há mais habitantes no Seixal. Por isso, devem recalcular as licenças de táxis, senão andamos a comer-nos uns aos outros. Isto não chega para todos. É o que eu digo a toda a gente: isto não é um negócio de milhões, é um negócio de tostões. Já cá estamos, está a ver...

 

 


Sem comentários: