2019/10/21

O DOCLISBOA, está de volta!


Como é da tradição, em Outubro, voltou o DOC's.
Na sua 19ª edição, o mais importante Festival de Cinema Documental em Portugal, apresenta, uma vez mais, um programa rico e variado nas suas diversas vertentes. Do documentário puro e duro aos filmes mais experimentais, dos novos realizadores aos nomes consagrados, da produção nacional aos filmes a concurso, o DOCs afirmou-se ao longo dos últimos anos como um evento incontornável, este ano com mais de 300 obras em estreia e em retrospectiva, organizadas em blocos temáticos, onde não são esquecidos os mais novos, para além dos painéis e "workshops" com a presença dos realizadores convidados.
Nesta edição, destaque para a secção "Retrospectiva", com um ciclo dedicado à realizadora libanesa Jocelyne Saab e o ciclo "Ascensão e queda do Muro - O cinema alemão de Leste" (filmes realizados na ex-DDR entre 1946 e 1991).
Regressam as secções "Riscos" (documentário e experimentalismo); "Da terra à Lua" (discriminação, racismo e colonialismo); "Heart Beat" (sobre música e músicos); "Cinema de urgência" (Habitação, Fascismo no Brasil, Jornalismo Independente); "Verdes Anos" (jovens realizadores); "Competição Internacional" e "Competição Nacional".
Dos documentários, entretanto vistos, destaque para o filme de abertura "Longa Noite" de Eloy Enciso (Galiza), sobre as memórias da ditadura franquista. Um belo filme, ainda que algo contemplativo e sombrio, onde os intérpretes recitam trechos clássicos da poesia, teatro e literatura espanhola, para além de cartas do exílio e da prisão, sobre os anos negros da repressão na Galiza.
Na segunda sessão, integrada no ciclo "Descolonizar a Memória", dois excelentes documentários sobre o colonialismo português e o colonialismo belga em África. O primeiro documentário, "A Story from Africa" de Billy Woodberry (USA), é uma impressionante reconstrução a partir de arquivos fotográficos  de uma ocupação do exército português do território do povo Cuamato no Sul de Angola, em 1907. O segundo documentário "Palimpsest of the Africa Museum" de Matthias de Groof (Bélgica) acompanha as discussões em torno da renovação do Museu Real da África Central na Bélgica e da possibilidade da sua descolonização. Dois poderosos documentos, que nos remetem para a Memória Histórica e de como esta pode ser preservada, agora com o olhar que as descolonizações  permitem. Ambos os autores estiveram presentes no debate que se seguiu às projecções.
A maior surpresa do dia, seria, no entanto, o excelente filme "Prazer, Camaradas!" de José Filipe Costa (Portugal). Uma comédia, onde se fala de temas sérios, como relações de produção, relações entre géneros, solidariedade e sexualidade, numa cooperativa agrícola da Azambuja, nos conturbados anos do PREC.  José Filipe Costa, realizador do polémico "Linha Vermelha", onde revisitava o documentário "Torre Bela", do alemão Thomas Harlan, volta assim ao tema da obra anterior.
"Prazer, Camaradas!" desenrola-se depois do 25 de Abril de 1974, numa época em que muitos estrangeiros vinham para Portugal ajudar no trabalho agrícola, dar consultas médicas e aulas de planeamento familiar. O realizador serviu-se de um jogo teatral, com recursos à dramatização, interpretado por habitantes da região, com base em documentos da época. Um estilo "sui-generis" que, a espaços, lembra Miguel Gomes (O meu querido mês de Agosto, Tabu, 1001 noites...) ou, nas cenas de maior erotismo, o jugoslavo Dusan Makavejev (WR: os mistérios do organismo) quando o realizador lê trechos da obra de Wilhem Reich...
Bons filmes no DOCs, como é habitual, que continua até ao próximo domingo, dia 27. 
        
    

1 comentário:

cabeça disse...

Vai um abraço amigo Mota.