2007/12/07

Circo Darfur

O circo chegou à cidade. Depois do "Soleil", que voltará em Abril, foi agora a vez do "Kadhafi", que já não víamos há alguns anos. Lá mais para o Natal, e como manda a tradição, será a vez do "Grande Circo de Pequim". Lisboa está na moda e tendas não faltam. É o que se chama uma cidade cosmopolita. A "comunicação social", excitadíssima, dá grandes planos da "tenda" de S. Julião da Barra à procura da "cacha" que faz vender jornais. Na televisão, os números não são menos impressionantes: mais de 50 chefes de estado, outros tantos primeiro-ministros e ministros do estrangeiro, 22 hotéis e 5.000 refeições diárias. Custos: 10 milhões de euros, não previstos no Orçamento de Estado. Brown não vem, mas veio Mugabe, que vende muito mais jornais. Coitado do Eduardo dos Santos, cuja notoriedade como ditador é ainda inferior à do Robert. Ainda por cima vai para um hotel de cinco estrelas, bem menos exótico do que uma tenda onde servem chá de menta.
Sobre os direitos humanos, pouca gente fala. O Zé Manel de Bruxelas ainda tentou "puxar pelos galões", ao lembrar que tinha apoiado os movimentos de libertação africanos, mas a vertigem circense quer espectáculo e está-se a marimbar para os direitos humanos. A crise humanitária no Sudão não faz parte da agenda de trabalhos. Já que não há pão, ao menos haja circo. E circo vai haver. Pelo menos durante o fim-de-semana, lá para os lados do Parque das Nações. Cá fora, entre "outdoors" que lembram o Darfur, o repórter de serviço pergunta a um cidadão anónimo: "Já ouviu falar do Darfur?". O homem responde afirmativamente. "Sabe o que é?". "Sei. Não é aquele grande armazém francês, que vende roupas e coisas assim?".

4 comentários:

xistosa, josé torres disse...

Não vou, porque não posso, comentar a S/postagem.
Vou mas é agradecer-lhe a possibilidade de ter encontrado um amigo, colega e companheiro da juventude, o Fernando Riscado Cordas.
Só hoje, sábado é que consegui descobrir que afinal, o RUI MOTA, tem "casa" na "inter".
Estou prestes a fazer 61 anos e os Um Zenith, que nos deixava ficar em memória cálculos efectuados e Memórias descritivas.
Era o tempo do Wosd Star!
Que saudades ...
Nunca fui além da baixa-mediania nestes acessos.
Por isso, só hoje, quando o Fernando Riscado Cordas, me enviou o 2º e-mail é que pude vim aqui parar.
Nasci assim e vou morrer assim ...
Não sei o grau de amizade com ele, mas, enviou-me a foto da "famelga, menos o irmão.
Vou tentar enviar a foto do lado português, mas já lhe disse que tal só será feito quando "cravar" o meu genro.
Já que da parte do meu filho, estamos conversasdos.
É médico e pensa que nascemos todos iguais e com conhecimentos idênticos.
Só tem uma coisa boa.
É de ESQUERDA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Não quer dizer que os outros sejam melhores ou piores, mas fico satisfeito com o que bebeu em pequeno.
Mandei uma cópia integral do que escreveu em Outubro.
Diz que o criminoso volta ao ,local do crime, talvez eu seja uma excepção. Porque nunca mais lá ia.
Estive a ler a "Face Oculta da Terra" e não é que viram o mesmo que eu.
Vou arranjar um caminho mais fácil para aqui chegar e preparem café, porque serei convidado por mim próprio, para vos visitar.

Obrigado "RUI MOTA", ao fim de quase 45 anos, "vejo" um que poderia ter sido meu sócio num comércio lucrativo.
(a imprensa independente, nunca o será!!!!)

OBRIGADO.

xistosa, josé torres disse...

A RELIGIÃO PASSOU UM POUCO AO LADO, MAS OS DEUSES, QUER O OSIRIS, BUDA, ÍRIS, ÓRUS, MAOMÉ ... nem penso em mais, são tantos ... mas que me perdoem por tantos erros de postagem ... desde o Zenith, o computador inglês, com o seu Word Star.
Afinal ainda há estrelas que brilham há milhares de anos ...
Espero que me perdoem ...

Rui Mota disse...

Congratulo-me por saber que (re)encontrou os Cordas. Pelo menos, um. Quando o contactar dê-lhe o meu contacto.

Abraços,

Rui Mota

xistosa, josé torres disse...

Fiz "copy e paste", daquilo que escreveu em 15OUT e enviei-lhe.
Se for como eu, nunca mais dá com a casa.
Mas como lhe vou tentar enviar umas fotos, (eu não, que é necessário saber mais do que aquilo que sei) envio-lhe o endereço desta casa.
Voltarei!
(apesar das letras que necessito voltar a aprender, para deixar um comentário. Prometo estudar o alfabeto todo!)
INTÉ!!!