2008/02/15

Trimestral

De acordo com o INE, o desemprego médio em Portugal foi de 8% em 2007. Pior do que nós, na Europa a 27, só a Eslováquia (10,8%) e a Espanha (8,6%). Desde 2000, quando as estatísticas registaram uma taxa de 3,9%, que o desemprego em Portugal não pára de aumentar. São 448.000, os desempregados actualmente registados nos Centros de Emprego, 50% dos quais de longa duração (mais de um ano) e 125.000 com mais de 45 anos.
Confrontado com estes números, o primeiro-ministro "deu a volta ao texto" e disse que as comparações devem ser feitas com períodos homólogos. No quarto trimestre de 2007 havia 8,2% e no quarto trimestre de 2008, havia 7,8%. Logo, estamos no bom caminho...
Acontece que, entre Dezembro 2007 e Janeiro 2008, o número de desempregados aumentou em 12.000. Porque a taxa de crescimento económico não atinge sequer os 2%, (a economia diz-nos que é necessário um crescimento mínimo de 2,5% para criar emprego) não é previsível, a médio prazo, uma mudança substancial desta situação. Ou seja, enquanto o desemprego se mantém estruturalmente alto e não é crível a sua diminuição, Sócrates diz-nos que devemos segmentar a estatística, pois dessa forma teremos uma imagem mais optimista da realidade. Ora aqui está uma boa notícia para os desempregados: quando estiverem deprimidos, pensem no trimestre homólogo!

2 comentários:

Carlos A. Augusto disse...

É de facto uma situação preocupante. O governo, verdade seja dita, não esconde (mesmo com a artimanha da "segmentação" do problema, com refere o Rui) a seriedade da situação. Mas, não serve de nada considerarmos isto um assunto sério. Era mais giro que se passasse das palavras aos actos e que víssemos acções concretas para colocar ordem nesta área.
Infelizmente, não se vê grande coisa. Resta procurarmo-nos "desenrascar" individualmente conforme for possível. Eu, por mim, prontifico-me a montar um negócio de plastificar os cartões de eleitor dos senhores deputados, ministros, etc. Se me deixarem monto uma mesinha à porta da AR. Se me deixarem! Ah! e vendo pentes e troco cromos se for preciso!! O mestrado não dá para muito mais, mas deve dar para isso...

Rini Luyks disse...

Deviam mudar o nome do boneco de Sócrates na Contra Informação.
Ele já soa mais a cassete do que em tempos Cassete-Carvalhas e agora Cassete-Jerónimo. Por isso: em vez de José Trocas-te, agora José Troca-essa-Cassete.