2008/07/01

O Modelo Europeu

No dia em que a França inicia a presidência da Europa a 27, o primeiro-ministro polaco veio anunciar que não assinará o Tratado de Lisboa, por este ter perdido qualquer sentido após o "não" irlandês. Esta era a notícia que Sarkozy dispensava. Logo agora, quando o presidente francês está em queda de popularidade acelerada e necessitava do Tratado para salvar a imagem de um país que, recorde-se, há três anos tinha dito "não" a Nice. Porque uma má notícia nunca vem só (Lei de Murphy) é bem possível que a República Checa siga o exemplo da Polónia. E vão três...
Bom, perante isto, que fazer (perguntar-se-ão a esta hora os eurocratas de Bruxelas)?
Aparentemente, sem saber ainda a resposta polaca, o inefável Sarkozy avançava ontem na TV5 com uma (im)provável solução para a crise europeia: "se há 1 "não" e 19 "sim", então o projecto Europa deve continuar com os 27 de Nice".
Ou seja, uma Europa a duas velocidades. Como a França e a Alemanha sempre quiseram, de resto.
Ou seja, quando o modelo não se adapta à realidade, adapta-se a realidade ao modelo. Estão a perceber?

4 comentários:

Mafalda Azevedo disse...

... tenho saudades de ler os textos do meu primo Raul Henriques ...

Rui Mota disse...

Eu também...mas, teoricamente, ele ainda faz parte da equipa do "blog", pelo que devemos ter esperança. Pode ser que ele se comova com os apelos da prima.

Raul Henriques disse...

Pois, querida Mafalda, também eu tenho algumas saudades da energia e entusiasmo que me moveram, juntamente com o CAA (amigo que me chamou a atenção para este teu comentário), a encetar este blogue.
Mas a vida é assim.
Orienta-nos para espaços e actividades em que não havíamos pensado antes. Mas que se nos impõem. No meu caso, felizmente, as mudanças têm sido, salvo um ou outro tropeção circunstancial, para melhor, para espaços e assuntos que me fazem mais feliz.
Perdi o interesse por comentar o quotidiano na forma escrita; quem sabe um dia o volte a encontrar...
O defeito é em parte meu, mas é também do quotidiano que, cada vez menos é "flor que se cheire".
Mas, como resposta ao teu estímulo, vou hoje publicar um post dedicado a ti.

Carlos A. Augusto disse...

Obrigado à Mafalda que obrigou o Raul a saír do retiro monástico... ;-)!