2009/04/21

Vai ler o Tratado, pá!

O debate dos "P'rós & Contras" de ontem, dedicado às eleições europeias, foi uma ocasião perdida de elucidar os espectadores sobre algo que a todos diz respeito, mas que só alguns "iniciados" parecem saber. Duas horas e meia de chorrilhos e peixeirada, como há muito tempo não víamos em painéis televisivos. Sempre à espera de um momento de lucidez, e porque as alternativas não eram muitas, resisti a desligar o televisor. Como era de esperar e, salvo raras excepções, a maioria dos participantes levou o debate para a política interna, já que as "europeias" são vistas como um teste a Sócrates. E, se a "inexperiência" de Nuno Melo e Paulo Rangel nestas andanças não é de estranhar, a prestação de Moreira, muito pouco vital, é um mau prenúncio para a campanha. O candidato do PS é manifestamente um erro de "casting" e não será de admirar se a sua participação vier a saldar-se por uma derrota clamorosa, o que muito boa gente já previu. Dos outros candidatos (Ilda Figueiredo e Miguel Portas) ambos veteranos de Estrasburgo, o discurso conhecido, ainda que o último tentasse, por mais de uma vez, recentrar o debate no que verdadeiramente interessa: a Europa. Perante tanta demagogia, e à falta de melhor argumentação, seria dele a melhor tirada da noite: "Vai ler o Tratado, pá!". Se calhar é o que nós todos devíamos fazer. Mas, quem é que vai querer ler um Tratado, sobre o qual não podemos votar?

5 comentários:

Carlos A. Augusto disse...

Eu não resisti...

Anónimo disse...

Emidio Rangel, Rui Mota? Por acaso, e porque todos os rangeis são emidios, partilho contigo essa confusão/gozação.
Quanto ao vital, da gravata ao penteado passando pelo fato novo de noivo de aldeia até ao discurso e às referências ao "meu partido" (qual?), tudo foi um desastre. Que em nada me surprende. Ele representa o conservadorismo mais caduco e anacrónico do nosso país: o dos professores doutores da emérita universidade de coimbra, falando axim como o velho mestre.
O homem até se demarcou da constituição!! E acusou o Miguel de "bocas de esquerda"". Brilhante. Pinto de Sousa que nos (des)governa e se governa não faria melhor.
O Miguel esteve excelente. O resto, foi o costume. De qualquer forma, aquele emidio Rangel não é mau de todo, dentro do género, claro.
Alex, queriducho, não votes no teu colega vital, rogo-te. Eu sei que andas por lá, mas se viste ontem o teu condiscipulo e actual senhor professor, por favor vê o que vais fazer.
Se viesses jantar comigo, depois irmos ao cinema, passarmos pelo João Sebastião Bar ou pelo Bolero e, finalmente, darmos uma queca, explicar-te-ia melhor esta questão viatl do moreira. Mas tu dás-me sempre nega.
Um beijão no pescoço, como dantes tanto gostavas,da tua LAURA

Rui Mota disse...

Laura,
Foi um lapso freudiano...sempre o malfadado Freud!

Carlos A. Augusto disse...

O que vai por ali, dois comentários acima... Ainda bem que o patriarcado evita este blog!!

Rui Mota disse...

Consta que no Patriacado também se lê o "Face". Esta é uma informação "off-record"...