2009/06/07

A derrota da arrogância

Contrariamente a todas as projecções, o PSD ganhou as eleições europeias. Se houve surpresa nos resultados, a derrota do PS foi a maior de todas. Esta derrota devia obrigar o governo, e o partido que o apoia, a parar para pensar. A avaliar pelas declarações de Sócrates, o governo não governa para eleições e vai continuar o rumo traçado. Em direcção ao abismo, diremos nós. O pior não é este governo perder a maioria absoluta nas legislativas. O pior é o PSD poder voltar a governar e, desta forma, poder manter a rotatividade dos partidos de sempre. Há, no entanto, outros cenários possíveis: uma coligação à direita (PSD/CDS), uma coligação à esquerda (PS/BE) e um governo minoritário do PS. Em qualquer dos casos, o ciclo governamental do primeiro-ministro parece estar a terminar. Isso, já por si, é uma boa notícia. O autismo e a arrogância pagam-se caros.

4 comentários:

abel neves disse...

é, com a tocata observamos, talvez, o naufrágio. Mas quero que o piloto chegue ao porto. O piloto e os amigos. Quero-o a governar em modo relativo. Esse é que será o castigo. Não é que perca as eleições.

Rui Mota disse...

Não penso que Sócrates "aguente" um segundo desaire. É demasiado autoritário para governar em minoria. E, depois, com quem é que ele iria fazer acordos na Assembleia para aprovar as leis? Com a direita? A esquerda do seu partido não lhe perdoaria (por essa razão perderam estas eleições); com a esquerda? Só se for com o BE, mas o "sapo" seria demasiado grande para ambos os lados. Cá para mim, o Zé Magalhães vai pôr-se ao "fresco" no próximo congresso do PS. Apresenta a sua demissão e o partido terá de arranjar um novo secretário-geral para fazer essa "ponte" com a esquerda. Sob pena de voltarem à oposição por mais uns anitos...
Ou seja, na tradição da tocata (e fuga) de Guterres e Barroso, lá vai mais um para a Europa. A verdadeira.

Maria Ribeiro disse...

Pois é Rui!...Mas viu como a sua prepotência lhe deu logo para "ameaçar "o povo ,dizendo que vai continuar a "governar" e a fazer as grandes obras?

Rui Mota disse...

Maria Ribeiro:
O pormenor do discurso do "grande líder", na noite de eleições, não passou despercebido à maioria dos comentadores. Está-lhe no sangue. Não esqueçamos que ele é um "animal feroz"!...