2009/12/04

Fuso Luso 4

Aqui em Concord, Massachussets, neste local agora verdejante e idílico (clique na foto para ver quão verdejante e plácido o local é...), foi disparado o tal "tiro ouvido em todo o mundo," como escreveu Ralph Waldo Emerson.
Parece que tudo não passou de um acidente, mas o que é facto é que os Minutemen conseguiram derrotar os Red Coats. E o "acidente" acabou por ter enormes e profundas repercussões.
Os americanos pagavam impostos e, nesse sentido, achavam-se no direito de se verem representados nas instâncias políticas da metrópole. Os ingleses discordavam, os americanos revoltaram-se e os ingleses trataram de reprimir a revolta. Foram derrotados. O que se seguiu justifica bem a frase de Emerson.
O pior é que depois disto o rol de ataques ao direito à revolta em que os americanos participaram por todo o mundo não tem fim. E, ignomínia das ignomínias, os Minute Men de agora até acabaram por se juntar aos Red Coats de antanho para meter o nariz onde não eram chamados, deixando de intervir onde, se calhar, era preciso.
Há uma América para consumo interno e externo (no sentido literal e metafórico do termo...) e nesta América de hoje os sinais que se vêem indicam que a lição de Thoreau foi, de facto, esquecida.
E, contudo, ela está ali à vista de todos os que visitam Concord. Num placard colocado por cima do local do tal primeiro tiro pode ler-se:
"Continuamos a chamar a isto a terra da liberdade? Que liberdade há em nos livrarmos do Rei Jorge, se continuamos a ser escravos do Rei Preconceito? Qual a vantagem de nascer livre e não viver livre? Para que outra coisa serve a liberdade política senão para aceder à liberdade moral?"
Não sei se os americanos já perceberam isto depois de todos estes anos...

2 comentários:

Anónimo disse...

O rapaz Augusto está mesmo fascinado pelos states. Podia ter -lhe dado mais cedo...agora depois de velho!
Já o Barroso e o P. Portas também têm o mesmo fascínio. Coincidências apenas...

Maria Ribeiro disse...

CARLOS AUGUSTO: obrigada pela preocupação. Estou muito melhor, em relação à passada semana...
BEIJITOS DE LUSIBERO