2011/01/23

Cidadania

Não começou bem o dia eleitoral. Por razões que a razão desconhece, o meu número de eleitor foi alterado. O facto, já de si estranho, é duplamente incompreensível, pois nunca fui informado de tal mudança.
Dirigi-me à mesa de voto e, sem número de eleitor, fui reenviado para a Junta de Freguesia. Dezenas de pessoas, na mesma situação, aguardavam, irritadas, que lhes dessem um novo número. Porque, nestes casos, não adianta discutir, pedi o livro de reclamações ao presidente da junta que, sem me atender, saiu o mais depressa possível. Quando chegou a minha vez e depois de receber o número actual, solicitei o livro pela segunda vez. A funcionária, inquisitória, perguntou-me a razão porque desejava eu o livro. Seguiu-se um diálogo sem fim, pois ela recusava entregar-me o livro sem saber as razões do meu pedido e eu recusava dar-lhas. Finalmente, e porque não conseguiu demover-me, acedeu. Perguntei a razão da troca de número. Aparentemente, quem se tinha recenseado há mais de um ano e possuia o novo cartão de cidadão - o meu caso e de outras pessoas presentes - recebeu um novo número (!?). O facto de não informarem os interessados, não interessa a esta gente. Vá-se lá saber porquê. Voltei à mesa de voto e, finalmente, pude votar. O "simplex" tarda em chegar às portas de Lisboa. Portugal no seu melhor.

2 comentários:

Carlos A. Augusto disse...

Ao que parece foi a tónica por todo o lado. Verdade se diga que é fácil obter esse número e há várias formas para o fazer, mas a publicitação dos meios disponíveis para ter essa informação não foi atempada, nem clara. Incompetência 2 - Eficiência 1...

Rui Mota disse...

A incompetência é, já sabemos, uma característica lusitana. Mas, isso não explica tudo. Para resolver a dispersão de informações foi criado o Cartão de Cidadão. Ora, não se compreende que o novo cartão, que substitui 4 cartões, não possa ser utilizado para votar. Não está lá o número do BI? Bom, o que é que falta mais? Porque é que 3 dos 4 cartões: NIF, SS e Saúde, servem para os impostos e não está lá o cartão de eleitor? Isto, faz algum sentido? Que cambada, esta!
Espero bem que impugnem as eleições. Era o mínimo que podiam fazer.