2011/03/01

A vida num "flash"

Dizem que, na hora da morte, o filme da vida regressa em "flash-back". Por desconhecer a experiência, não posso falar dela. Mas, posso falar da experiência que me levou à Holanda, país onde vivi quarenta e quatro anos, para "desfazer" a casa onde vivi vinte e dois. Da primeira caderneta de poupança, presente da polícia de Amsterdão para o caso de ser deportado e ter de pagar a minha própria viagem de regresso; ao passaporte côr-de-rosa de "alien", que exigia "visas" sempre que saía do país; ou a fotografia do primeiro emprego numa empresa seguradora e os certificados das diferentes instituições por onde passei, tudo lá estava. Como lá estavam as colecções de jornais da oposição emigrada, as revistas literárias e os livros da minha formação. Também lá encontraria os discos "vinyl" e os vídeos que o gravador muitas vezes registava enquanto dormia, as diferentes máquinas de escrever, ou primeiro computador. Sim, estava lá tudo, como se a vida tivesse parado na Borgerstraat.
Depois, estavam os amigos. As fotos dos que já "partiram" e os vivos que me ajudaram na penosa tarefa de seleccionar os pertencentes para o futuro. Serão eles que, daqui para a frente, manterão viva a memória dos anos passados fora de Portugal. Para que um dia, quando a minha vida passar em "flashback", todos eles possam ser recordados como merecem. Até lá, a vida continua.

4 comentários:

Jose Ramon Santana Vazquez disse...

...traigo
sangre
de
la
tarde
herida
en
la
mano
y
una
vela
de
mi
corazón
para
invitarte
y
darte
este
alma
que
viene
para
compartir
contigo
tu
bello
blog
con
un
ramillete
de
oro
y
claveles
dentro...


desde mis
HORAS ROTAS
Y AULA DE PAZ


COMPARTIENDO ILUSION


CON saludos de la luna al
reflejarse en el mar de la
poesía...




ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE MONOCULO NOMBRE DE LA ROSA, ALBATROS GLADIATOR, ACEBO CUMBRES BORRASCOSAS, ENEMIGO A LAS PUERTAS, CACHORRO, FANTASMA DE LA OPERA, BLADE RUUNER ,CHOCOLATE Y CREPUSCULO 1 Y2.

José
Ramón...

Carlos A. Augusto disse...

A vida continua de facto, companheiro. Volta lá aí e telefona quando chegares.

Rui Mota disse...

Já cheguei...

isabelgalacho disse...

Cá e lá estaremos para guardar essa memória...juntos contigo por ainda muito, muito tempo relembrando e vivendo também o presente.Um abraço.