2011/10/16

Escolhas


Uma mensagem simples e clara. Antigamente, a manha do poder limitava o conhecimento das coisas. Antigamente era difícil o acesso aos arautos, só os muito bem organizados conseguiam fazer a denúncia de verdades simples como esta do cartaz.
Hoje qualquer um pode conhecer a verdade. Hoje qualquer um tem capacidade de intervir. Hoje qualquer um sabe que o que está escrito neste cartaz é verdade. Escolher ignorá-la ou desculpá-la  é uma opção. Que não faz, porém, do ignorante ou do absolvente, classe dominante. Pode, quando muito, dar-lhe essa ilusão, mas, mais tarde ou mais cedo, essa opção vai ser paga duramente.
Sabemos, todos nós que ontem estivemos em S. Bento, que também temos de pagar por essa opção dos outros...
Por trás da singeleza e de uma certa espontaneidade desta manifestação de 15 de Outubro está esta outra verdade, também ela, muito singela: quem lá esteve, em Lisboa, em Seattle, em Melbourne ou em Tóquio sabe tudo isto. Somos muitos a saber tudo isto e somos cada vez mais a fazer tudo para que ninguém possa fingir ignorar ou desculpar esta verdade simples: a dívida de hoje é o roubo de ontem pela classe dominante.
Assim, como alguém dizia no Twitter ontem, "se não tens motivos para assistir amanhã à manifestação mundial, talvez sejas afinal parte do problema"...

Sem comentários: