2011/10/17

Ainda os ecos do 15 de Outubro

O local escolhido para a Assembleia Popular de 15 de Outubro não podia ser mais apropriado. É do exercício da democracia que estamos a falar.
Não posso deixar de me rir quando ouço e leio algumas críticas a todo este movimento do 15.O.
E agora, perguntam uns? Sim senhor, estive lá, fui para casa, e agora? O que se segue no programa?
O movimento, acusam outros, é emocional. Falta-lhe reflexão, pensamento, conceitos.
Onde está a representatividade destes movimentos, perguntam, finalmente, outros? A pergunta vem, sobretudo, dos mais significativos contribuintes líquidos para o folclore em que se tornou esta espécie de regime em que vivemos.
Muito se poderia dizer sobre estas críticas. A história não regista, infelizmente e por razões óbvias, os que lhe passam ao lado, mas todas as clivagens profundas tiveram os seus detractores. Camões criou o símbolo do "velho do Restelo" para os definir.
Aos que foram lá e perguntam e agora?, digo: voltem e continuem a luta. Não se pode pedir aos organizadores de todo este movimento que inchem e que o engrossem com o seu próprio inchaço. E agora?, perguntam vocês? Pois, agora somos justamente nós, vocês, que temos de tomar a palavra, agir, organizar, dinamizar. O 15.O não é, em si, um movimento de vanguarda, nem é, por si, a resolução dos problemas que nos apoquentam. É uma forma possível de criar soluções. Tem de ser construída, tem de ser solidária e gerar solidariedades. A palavra cabe, justamente, aos que fazem a pergunta e agora?.
Aos que acusam o 15.O de falta de pensamento e de reflexão digo: vejam aonde o vosso "pensamento" e a vossa "reflexão" nos conduziram! Não foi o 15.O que dirigiu as coisas. Foram vocês, as vossas facções. E são vocês que se tornaram um problema. Parecem ignorar, uns, que o pensamento se forja na acção, e esquecem ou escondem, outros, na sua ânsia controleira, os princípios que lhes deram origem e tornaram possível a sua própria existência. Criticam um movimento que lhes foge manifestamente por entre os dedos.
Aos que acusam o 15.O de falta de representatividade, digo: vocês são os avós do fugaz e os pais da ilusão. Estão demasiadamente habituados à liturgia e aos paramentos desta sociedade e ajudaram a manter este regime mínimo. Não percebem nada do que se está a passar à vossa volta. Nasceram moribundos. A maior parte de vocês está cá já a mais.
Boaventura Sousa Santos chamava há dias a atenção para o facto de que a ideia principal que subjaz todo este movimento é, simplesmente, a de exigência pacífica de mais democracia. Não se reivindicam ideologias, implantação deste ou daquele regime, mas mais participação dos cidadãos. Democracia! E desobediência civil perante esta democracia defeituosa que nos é servida, que temos de pagar com dinheiro que não temos.
Só se exige democracia quando se vive em ditadura. Quem são agora os ditadores?

3 comentários:

Rui Mota disse...

Nem mais. De resto, a situação é sentida em grande parte do chamado "Mundo Ocidental", confrontado com a maior crise financeira, económica e de valores, dos últimos cinquenta anos. As pessoas estão indignadas e têm razões de sobra para isso. Infelizmente, a cultura do medo e da subserviência (heranças da última ditadura) ainda se fazem sentir entre nós. Mas, em sociedades de maior tradição democrática, não é esse o caso e o que se está a passar na Grécia, em Espanha ou na Itália (para não falar nos EUA) é bem disso a prova.
Que os partidos do governo desvalorizem as manifestações, é natural. Já as posições do PCP ou da Intersindical são diferentes, pois receiam verem-se ultrapassados pela realidade que não conseguem controlar. É a velha máquina burocrática e controleira dos estalinistas, incapaz de compreender os movimentos sociais que não sejam por eles dirigidos.

Silvestre Pedrosa disse...

É de facto extraordinário os comentadores oficiais e oficiosos do regime, vociferarem que o movimento não apresenta alternativas. Palermas! Então eles que semanalmente palpitam sobre tudo e um par de botas ainda não foram capazes de parir uma alternativa e um punhado de população indignada, tem de lhes indicar o caminho. Eu não necessito de ser médico para saber que o tratamento que o doutor me prescreveu não resultou. Ponto. O que esta gente tem feito ao país tem-no encaminhado para o abismo, logo não prestam!

Carlos A. Augusto disse...

E ainda o 15 de Outubro, sempre...
http://ciberpalheiro.blogspot.com/2011/10/rua-15-de-outubro.html