2011/10/05

Fuck You! (carta aberta à EDP)

Os factos:
No dia 3 de Outubro último, tocaram à porta, estava eu a trabalhar em casa. Era um funcionário da EDP com uma ordem para cortar a energia eléctrica. Perguntei-lhe se tinha a certeza de ser o endereço certo, pois não tinha recebido qualquer comunicação, e ele confirmou o meu nome. Sem perceber o que se estava a passar (uma vez que a EDP tinha autorização para transferir os 22 euros mensais que gasto em energia), pedi-lhe que esperasse um momento para eu esclarecer o que se passava. Sem me dar tempo a telefonar, subiu a escada e desligou o quadro (!?). Fiquei sem energia e sem poder telefonar, pois possuo apenas um telefone fixo. Dirigi-me à vizinha de cima e usei o seu telefone para averiguar o que se passava. Depois de contar a minha história à telefonista que me atendeu, ela passou a chamada a uma funcionária de relações públicas. Esta explicou-me que os serviços tinham tentado fazer uma transferência da quantia mensal, para a qual tinham a minha autorização e que, nessa data, eu não teria saldo suficiente na conta (!?). Posteriormente, ter-me-iam enviado uma carta (que nunca recebi!) com uma data-limite para regularizar a situação. Desconhecedor da infração e sem poder, por isso, reagir, não paguei em tempo-útil. Daí o corte da energia.
Acontece que tenho sempre dinheiro na conta que a EDP tinha (já não tem!) autorização para movimentar. Nunca fui contactado directamente para solucionar a situação. Burocraticamente, não procuraram solucionar a situação através de um telefonema (tenho atendedor automático) ou um simples Mail, cujo endereço possuem. O funcionário que veio repôr a ligação, disse-me que até por 2 euros de dívida cortam a energia aos clientes...Pior, terei de pagar a nova ligação (quanto?) sem que tenha, para isso, sido ouvido ou achado. Grande negócio: cada vez que refazem uma ligação ganham duas vezes o aluguer. Isto, apesar dos moradores desta casa (os meus pais desde 1943 e eu, desde 1996) nunca termos falhado um pagamento em 68 anos.
Duas hipóteses:
A carta com o aviso de pagamento nunca foi entregue (estou a averiguar junto dos correios) ou, pura e simplesmente, extraviou-se. Vá lá saber-se porquê...
Duas certezas:
A EDP deixou de ter autorização para mexer na minha conta e eu vou mudar de empresa fornecedora de electricidade. Se é isso que queriam, far-lhes-ei a vontade.
De mim, a empresa presidida pelo Sr. Mexia, não vê nem mais um tostão. Como diria um conhecido comendador madeirense:"fáquiu!".

Sem comentários: