No último dia do festival, tempo para prémios e filmes em sessões duplas.
Destaque para "Eldorado" do suiço Markus Imhoof (2018), uma co-produção suiça-alemã sobre um dos temas da actualidade: a crise dos refugiados. A partir da correspondência trocada com uma amiga judia, adoptada pela sua família durante a guerra, Imhoof traça um paralelo com a actual vaga de refugiados, que chegam à Europa vindos de África e do Médio-Oriente. O filme acompanha as diferentes etapas da fuga, desde a travessia e recolha dos náufragos por uma corveta italiana, em pleno mediterrâneo, até à chegada a terra firme, onde têm de passar pelo crivo burocrático da identificação e permanência em campos de detenção, antes de poder (ou não) seguir viagem. Uma verdadeira odisseia, relatada na primeira pessoa pelos refugiados, vítimas de conflitos regionais e explorados pelas redes de tráfico humano que operam na costa africana.
Greetings from Free Forests |
Um filme divertido, com base num episódio real, passado no Chile, seria "Stealing Rodin" (Cristóbal Berrios) , onde se conta o desaparecimento de uma famosa estátua do escultor francês, durante uma exposição da sua obra, no Museu de Arte da Cidade. Um estudante de arte, resolve roubar e esconder uma das obras expostas e utilizá-la para o seu exame final, onde defende a tese de que a arte só pode ser devidamente apreciada, quando se dá pela falta dela. Uma história bem contada, onde os principais personagens representam o seu próprio papel.
Terra |
Finalmente, os principais prémios do Festival.
Grande Prémio, competição internacional: "Greetings from Free Forests" de Ian Soroka.
Prémio SPA: "The Guest" de Sebastian Weber.
Grande Prémio, competição portuguesa: "Terra" de Hiroatsu Suzuki e Rossana Torres.
Menção Honrosa: "Vacas e Rainhas" de Laura Marques.
Prémio do Público: "Vadio" de Stefan Lechner.
E é tudo. Para o ano há mais.
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