2024/08/13

Notícias da "Silly Season": assim se vê, a força da CP...

Faço mensalmente o percurso Lisboa-Faro-Lisboa de comboio, utilizando o Intercidades e o Alfa, dependendo dos horários e lugares disponíveis. Tem sido assim, nos últimos seis anos, a uma média de duas viagens por mês. Faço-o por comodidade, relação preço-qualidade e tempo para ler ou trabalhar enquanto viajo. Prefiro o comboio ao automóvel ou avião, ainda que reconheça maior flexibilidade nos horários e mais rapidez nas deslocações nestes meios de transporte.

Acontece que, de cada vez que me desloco ao Algarve e vice-versa, os comboios nunca partem ou chegam a horas. Arriscaria a dizer que, em 8 de cada 10 vezes, há atrasos. Estes começam logo nos avisos prestados através dos altifalantes, por uma voz de hospedeira de bordo, a informar que "o comboio que deveria dar entrada na linha X, em direcção a Y, circula com um atraso de Z minutos. Do facto pedimos desculpa". A palavra-chave aqui é deveria (no condicional) ao pôr-nos de sobreaviso para a notícia que vem a seguir: o comboio que deveria dar entrada, já não dá...

Já esperei cinco, dez, quinze minutos, meia-hora e, no passado dia 27 de Julho, 1 hora e 30 minutos! Um recorde absoluto, pensava eu, sentado na estação de Sete-Rios, enquanto esperava pelo comboio das 14.14h para Faro, quando a mesma voz cálida, anunciou outro atraso, este em sentido contrário (Faro-Lisboa) que circulava com um atraso de 3horas (três horas!). 

Porque a frequência dos atrasos é preocupante, para não dizer escandalosa, interroguei o revisor do comboio a que se deve tal desvario. Olhou-me com espanto e retorquiu: "o comboio teve uma avaria, como é que queria que chegasse à hora?". De facto, há cada pergunta...

O pior é que não foi a primeira vez, pois a linha do Sul é de via única e, em caso de avaria, os comboios têm de ser desviados para um ramal que nem sempre está próximo. Contou-me um ex-funcionário da EMEF que, no passado mês de Julho, o Alfa, onde ia, teve de ser desviado para o ramal de Alcácer do Sal, que não permite velocidades acima dos 30km. Dado que o condutor do Alfa (cuja velocidade pode atingir 200km) não possuía uma licença de velocidade reduzida (!?), teve de esperar por um colega maquinista com as condições requeridas, que conduziu o comboio na linha paralela a 30km à hora! Resultado: um atraso de 3horas e meia, à chegada a Faro! 

Porque a paciência tem limites, quando cheguei a Faro preenchi uma reclamação pelos serviços prestados, o que neste caso mais que se justificava. A funcionária que me atendeu, foi-me informando que tinha direito ao reembolso do bilhete, dado que o atraso tinha sido superior a uma hora. Já sabia, mas, o que mais me surpreendeu, foi a passividade dos restantes passageiros (a maioria estrangeiros) que aceitaram o atraso como fazendo parte da tradição ("very typical", devem ter pensado). 

No dia 30 de Julho, tinha um email da CP na minha caixa de correio. Lamentavam o sucedido, reconhecendo que, por vezes, surgem ocorrências que os impedem de cumprir compromissos assumidos com os clientes. Apresentavam as desculpas pelos transtornos causados e informavam que o comboio referido (Intercidades 572) sofreu um atraso à partida e à chegada na estação de Faro, de 1h e 30´. O atraso devia-se a um impedimento da via e era da responsabilidade da CP-Comboios de Portugal.  Aconselhavam-me a pedir o reembolso, bastando para isso enviar a cópia do bilhete e o meu IBAN. 

P.S. Hoje, recebi um segundo Email da CP-Reclamações, com um texto semelhante, acrescido da informação que "são esperadas melhorias no serviço, após a conclusão das obras de modernização a decorrer na linha do Algarve, da responsabilidade da IP-Infraestruturas de Portugal. A electrificação da linha, na sua totalidade, vai permitir a utilização de comboios de tracção eléctrica, mais modernos e ambientalmente sustentáveis". 

Olha que bom!

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