2009/06/25

A auto-estrada rosa e a auto-estrada laranja

Num país normal há muito se saberia quais as datas das eleições legislativas e autárquicas. Em Portugal, não.
Para além de bizarra, esta situação é, no mínimo, caricata e releva do nosso atraso tradicional. Se a legislatura foi normal, tendo inclusive durado mais do que os quatro anos habituais, o que impede de serem conhecidas as datas eleitorais com a devida antecedência? E porque é que o Presidente da República não ouviu há mais tempo os partidos sobre esta questão?
Pior, questionado esta semana, Cavaco Silva lembrou o histórico de eleições anteriores (quantas?) onde teria havido eleições simultâneas e citou sondagens (quais?) onde os inquiridos teriam manifestado a sua preferência por realizar eleições diferentes no mesmo dia. Mas, então, o Presidente da República anda a reboque da opinião de um milhar de inquiridos em sondagens aleatórias? Há aqui qualquer coisa que me escapa. A menos que o PR tenha uma "agenda escondida" e queira beneficiar o PSD, o único partido que prefere eleições legislativas e autárquicas em simultâneo. Para as restantes forças partidárias com representação no hemiciclo (e são todas) as eleições devem ser em dias diferentes.
À excepção da abstenção, que pode ser ainda maior em caso de datas diferenciadas, não nos parece existirem outros argumentos importantes a favor da mesma data eleitoral. Mesmo o factor "custo", que a líder da oposição tem vindo a agitar como um "papão orçamental", não nos parece relevante. Como demonstram as contas, as despesas extra não ultrapassariam a "iluminação" da Avenida da Liberdade em épocas festivas. Cerca de 4 milhões de euros.
Por outro lado, ganhar-se-á em transparência democrática e em reforço da democracia, pois tanto os partidos como os votantes poderão escolher os seus representantes distintos em campanhas com características distintas. O dinheiro "a mais", gasto em eleições separadas, será sempre inferior ao preço de um qualquer quilómetro de auto-estrada, seja esta de côr rosa ou laranja. O Presidente da República devia saber isso.

2 comentários:

lusibero disse...

Rui:como já deu para ver, somos um país de cores paradisíacas onde os desgovernantes,"plantaram" cores
do DIABO...

Carlos A. Augusto disse...

Não tenho dúvida que o PR tem uma agenda que começa a não estar tão escondida como isso. Até é bastante clara e não é de agora. A estratégia de discursos do PR e dos seus megafones tem sido muito bem entrosada.
Aqui o problema é mais uma uma vez o do jeitinho para lidar com estas coisas, que é escasso...
Então depois do desastre que foram as sondagens nas eleições europeias, e do generalizado debate que se seguiu, o PR vem invocar ... uma sondagem para entrar no jogo político?!
Arrisca-se a que lhe perguntem se a sondagem foi feita por alguma daquelas empresas que acertou completamente ao lado no resultado das eleições para o PE...
Ou será que foi por isso que ele não revelou a origem das "sondagens" a que diz ter tido acesso?
Uma lástima este PR. Não acerta uma.
Aliás, devo fazer uma correcção: acertou ao pedir explicações à PT sobre o negócio da Media Capital... Esperemos contudo para ver se o pedido não acaba por lhe cair em cima...