2009/06/27

O Auto dos Economistas

Vem Mestre Filipe y diz: "Ora será bom que tomeis cristel d'água de cevada com farelos misturada. E sabeis que comereis? Uma alface esparregada. Fazei o que vos digo, que essa febre é velhaca, procede da cardiaca: atentais no que vos digo? Até vermos se se apraca, faç'ele embora as urinas, e pela manhã eu virei..."
Y vem Mestre Fernando, o sorlogião, que fala: "Pera a febre jogamos a que tem lebre? Ora vos faço a saber que há-de comer cousa leve. Nem a lebre, nem coelho, nem porco, nem cação, congro, lampreia, tubarão, não coma de meu conselho inda qu'estivesse são."
Por fim, vem Mestre Henrique que diz: "Esta febre es sincopal, y la enfermedad tal, cúrase con mucho peso... Havéis mirado? —Qué es mortal! Que cuando la colora adusta... Havéis mirado? —s'enfría, buelvese malenconía... Havéis mirado? — y desgusta la salud de la sangría. Havéis mirado? Y ansí que havemos experiencia que non hay ninguna dolencia que yo quisiesse pera mí en cargo de mi concencia."
Diz o Moço, ay cuitado: "Pardeus, em grande embaraço vejo eu estes doutores!"
Y, por fim, Gil Vicente mandaria sobre los manifestos y contra-manifestos da economia este fino recado: "Quede ansí este misterio suspenso hasta el verano. Que otro de más flores para pascua tenho sembrado."
Laus Deo.

20 comentários:

Rui Mota disse...

Depois do Manifesto dos "28" e do Manifesto dos "51", aguardo com manifesta impaciência, o Manifesto-síntese que, a falta de melhor termo, deve chamar-se "O Manifestão".

Maria Ribeiro disse...

Carlos AUgusto:parabéns pela fina Ironia,usando Gil Vicente, para "brincar " com a triste situação em que estamos!Verdadeiramente triste, pois...que alternativas à constante e sistemática degradação deste pobre país?
Ando angustiada!
Abraço de lusibero

Anónimo disse...

Morreu a Pina Bausch!

Carlos A. Augusto disse...

Paciência Anónimo. Também o Madoff. E ainda está vivo, o que é mais complicado para os herdeiros...

Anónimo disse...

Eu posso ser anónimo, mas sou-o com muita honra. E você, Carlos Augusto, é o quê? E é quem? De facto, pensei que este blogue teria um pouco mais de "elevação" ou nivel, mas enganei-me redondamente: neste desgraçado país, nivela-se tudo pela merda, pelos "economistas" (tudo gente brilhante, cuja responsabilidade pelo estado a que isto tudo chegou nunca é deles, é sempre dos outros...), pelos Madoffes (esta "graça" de misturar Madoff com Pina Bausch, goste-se ou não da mulher, não é de mau gosto, é rasteira e rasca, eu diria mesmo, lembrando-me de Benjamin, é quase fascista), pelos ronaldos, pelas europeias, pelos vitais, vidais e outros que tais, enfim, por toda a merda que nos afoga diariamente.
Parabéns, Carlos Augusto!
Pode ter a certeza de uma coisa: daqui a 100 anos, de si, do sócrates, da leite, dos jardins e quejandos, ninguém se lembrará, dos sábios economistas que fazem manifestos e tudo, ainda menos, do Madoff constará por certo nas histórias e na História da banditagem e da aldrabice, ao lado de Alves dos Reis e outros, salvo as devidas proporções. Quanto á Pina Bausch...

Carlos A. Augusto disse...

Pois...

Anónimo disse...

Pois!

Anónimo disse...

Só para avisar o Carlos Augusto que eu é que sou o verdaderio Anónimo!
Esse que escreveu essa ladainha tosca aí em cima é um usurpador.

Anónimo disse...

Eh-eh-eh-eh! alto lá!!! Anónimo sou eu!! Que é lá isso?!!

Anónimo disse...

Na-na-na!!! Anónimo sou eu!!

Anónimo disse...

E eu!

Anónimo disse...

E eu!!!!!!!!

Rui Mota disse...

Aos "anónimos",
Vejam lá se deixam de encher a caixa de comentários, ou ainda coloco um vídeo de homenagem ao Michael Jackson. Depois não digam que não escrevemos sobre dançarinos!

Anónimo disse...

Ó Rui Mota o que eu queria era que você colocasse um video de homenagem à Pina Bausch. Isso sim, isso é que era!!

Anónimo disse...

Ou então ao Madoff a dançar o ié-ié.
Ele há videos para tudo. E anónimos também. Mas, ó carlos augusto, se a sua "piada" de sargeta sobre o Madoff e a Bausch já era o que era, este seu número de circo da multiplicação de anónimos ainda é mais ridiculo. Você já pensou em ir a um daqueles programas das 2 da manhã num qualquer canal ranhoso tipo stand up comedy, onde as graças são iguais às suas, com umas caralhadas pelo meio? Aí você teria futuro, homem. Ou substuir a Fátima Lopes nas manhãs da SIC? Ou então, tornar-se porta voz do PS ou PSD? Vá lá homem, candidate-se, o seu "humor" está na onda e é do politicamente correcto.
Já agora, que fique claro que não sou o anónimo "que escreveu essa ladainha tosca aí em cima". Nunca vi dançar a tal de Pina Bausch, nem sequer o próprio Madoff. Dançar, mesmo, só no Lontra com o meu querido Alex. Mas isso já lá vai...ou então "flamengo" de que o C. Augusto tanto gosta. Com fiambre da perna.
Um beijão da Laura. Pois então!

PS: quem dançava bem o twist era o Rendeiro, o vigaro. Mas agora, com os 28 colegas sábios (mas mesmo sábios) do manifesto, só dá para dançarem todos o minete, digo,o minuete.

Rui Mota disse...

Laura:
Escreve-se Flamenco. Flamengo é o queijo...

Anónimo disse...

Não me diga Rui?! Sabe, é que eu, de todo, não sabia. Aliás, foi até por isso que escrevi "flamengo" entre aspas. Por não saber. E foi também por isso, por não saber, que logo no parágrafo seguinte (já vi que tenho que explicar tudo, tim por tim...)escrevi "Com fiambre da perna", que alíás, como toda a gente sabe, é coisa que liga lindamente com flamenco, sobretudo em tostas ou sandes mistas. Comidas pelo Moriente e arrotadas pelo Poveda, claro está...
Alá me proteja!! Como vai por aqui o sentido de humor, mesmo que o humor não tenha humor. Mas, ó Rui Mota, há trocadalhos do carilho! Com tanta sapiência (e alguma arrogância) aqui por este blogue, seria bom que o Rui e o Carlos se juntassem já aos 28 sábios, mais aos 16 contra sábios. Mas era já!
Até sabem que flamengo não é a mesma coisa que flamenco!! Eles, os sábios e contra sábios é que não sabem que vocês sabem o que sabem, senão...
Um beijão da Laura

Rui Mota disse...

Laura:
Pensava que a sua especialidade era mais "salsa" e bolero. Se soubesse que gostava de queijo, nunca teria feito tal trocadilho. Já que gosta de Flamenco, aconselho-lhe a Buika. Essa sim, muito melhor que a Moriente filha, muito longe do pai, o rei.

Anónimo disse...

Obrigado Rui. Por acaso, estava-me a referir ao pai Moriente, o da guitarra, embora também goste da filha. Quanto à Buika, já ouvi e gostei. Salsa, para mim, só mesmo com o Alex, mas ele não quer, nem ir comigo dar um pé de dança nem, muito menos, escrever o que quer que seja neste blogue do qual também é (em teoria) autor.
Mas com o Alex, ele era salsa, ele era bolero, ele era rumba, ele era o chá-chá-chá, até a valsa de que nada gosto com ele dançaria. No Lontra ou no mercado da Ribeira, claro está! Alex, se me estás a ver e a ouvir, aceita a minha proposta. Caramba, uma queca de vez em quando longe de casa nunca fez mal a ninguém. Alex, eh pá, diz qualquer coisa. Estou eu aqui cheia de ânsias! Há anos, desde aquela nossa última vez, que não vejo o padeiro... caramba, também sou de carne osso, não são só as outras.
Um beijão para ti Alex (e um chupão no pescoço, como antigamente) e cumprimentos pessoais ao Rui Mota.
Laura

Rui Mota disse...

Laura:
Já vi que está a testar os meus conhecimentos flamencos. O Moriente (Enrique) é cantor. O melhor, segundo os "experts". Pessoalmente, prefiro o Poveda, mas o Enrique domina mais "palos" (estilos). É assim a modos como o Alex, dança tudo bem...