2009/10/29

Van Zeller para a Agência de Inovação, já!

O presidente da CIP insiste... Agora vem pedir contenção, sem que aparentemente ele próprio se consiga conter. Opõe-se às propostas dos sindicatos que pedem um aumento de 25 euros (vinte cinco euros!) no salário mínimo nacional, o presidente da CIP e acha duas coisas. Por um lado, que vinte cinco euros não vão resolver a vida dos aumentados porque se trataria de um aumento ridículo. Diz mesmo que os sindicatos deveriam pedir mais. Mas, por outro lado, lá vai dizendo que a concretizar-se um aumento desta natureza, ele iria significar a falência de uma série de empresas que não aguentariam este perturbador acréscimo de responsabilidades.
Para o patrão da CIP, 25 euros é ridículo como aumento, embora seja um encargo substancial para as empresas. Aumentos só no quadro de um grande plano, a longo prazo e com a ajuda do Estado, claro. Um plano que se situa num futuro indefinido e certamente longínquo (não vá a malta ficar rica de repente e não saber o que fazer ao dinheiro...)
"Muitos milhares de empresas dependem de salários baixos", para exportar e portanto o aumento de encargos acarretaria, no curto prazo, o descalabro dessas empresas, argumenta. Para alguns analistas, o problema das exportações portuguesas é que não há "produto". Ou seja, é mau e não corresponde à procura. Para Van Zeller o futuro da economia portuguesa está garantido: "inovar" é manter os salários baixos, insistir no trabalho desqualificiado e produzir assim o produto mais rasca possível. O que as empresas têm de fazer é pois apostar na manutenção dos salários baixos, estagnar, conformar-se, abjurar a formação profissional, a qualificação e qualquer alteração deste quadro só poderá ser encarada no "futuro" e sempre com o auxílio do Estado, ou seja, com o alto patrocínio desses mesmos que já ganham mal. Um "futuro" de esperança aguarda-os, portanto.
Será que os empresários portugueses se revêem todos nestas posições? Será que estas propostas são tudo o que os empresários portugueses têm para oferecer à sociedade? Será que não conseguem parir mais nada do que isto para cumprir o seu desígnio social, ajudar a tirar o país da crise, tornar a sociedade portuguesa mais próspera, retomar a convergência com a Europa, transformar a economia portuguesa numa realidade mais dinâmica e competitiva, como muitos empresários e altos responsáveis políticos nos repetem ad nauseum ?

1 comentário:

Anónimo disse...

O Van Zeller é um total imbecil, incapaz, numa terra de empresários imbecis e incapazes. Aliás a tradição portuguesa é a de empreendedores imbecis e incapazes sempre à espera da mama do estado, do rei, etc... O mal não é de hoje. Só há uma maneira de inverter isto que é a malta do ordenado mínimo exigir tudo, agora!!!! E meter em definitivo os Van Zelleres no lixo da história...