2011/04/22

Leituras de Páscoa

Enquanto os católicos reflectem sobre o mistério da morte, duas leituras de textos recentes sobre a democracia, vêm a propósito. Um que aborda a realidade interna e outro que aborda a realidade externa. De uma leitura cruzada concluímos, sem embargo de uma reflexão profunda e urgente sobre os termos da nossa democracia, que a crise interna não se vai resolver sem a que a crise externa esteja resolvida. Mas, esperem! De que crise estaremos nós afinal a falar?
Do meu amigo Fernando Mora Ramos recomendo este texto intitulado "Mediocridade, partidocracia, mérito e democracia". A democracia "é um sistema que serve apenas directamente parte dos que votam, mais ou menos, e os partidos que são proprietários da democracia – é uma democracia para os partidos e não para o interesse de todos." É o défice democrático cuja contabilidade este texto nos ajuda a decifrar.
De Noam Chomsky recomendo este outro texto intitulado "Is the World Too Big to Fail? The Contours of Global Order". Entre cheiro concentrado a petróleo e a concentração do poder e da riqueza, Chomsky proclama que "as eleições transformaram-se numa farsa, dirigida pela indústria de relações públicas".
Seja qual for a longitude ou a latitude, seja qual for a realidade sócio-económica, com legendas em inglês, em português ou noutra língua qualquer, a verdadeira crise é a da globalização deste modelo de democracia em que vivemos, que necessita de ir à revisão urgentemente.

Sem comentários: