Há cerca de um mês deixei de poder enviar "emails" através da minha plataforma do "entourage" (para quem não saiba, o "entourage" é um serviço do MAC, correspondente ao "outlook" no PC). Sempre que desejava enviar ou responder a um "email", surgia um texto no écran do computador a avisar que os meus "emails" não estavam "certificados" e que necessitava de autorização para tal (!?). No entanto, sempre que clicava na tecla "send", os "mails" eram enviados. Saíam, mas nunca chegavam aos destinatários!
Só dei por isso ao fim de uns dias, quando as pessoas a quem enviava "mails" me diziam que não tinham recebido nada (!?). Ou seja, os "mails" saíam, mas caiam literalmente no "buraco negro" de que falam os astrofísicos.
Queixei-me à ZON, onde tenho a minha assinatura da Netcabo, mas, os sucessivos técnicos que me tentaram ajudar, deram-se por vencidos ao fim de algumas horas de tentativas. Aconselhado a ir a um representante MAC, pois podia tratar-se de um problema do "entourage", lá fui. Numa das lojas que visitei, o técnico alterou a configuração das contas de envio de "mails", fez dois testes à minha frente e os mails saíram e entraram no computador dele. Estava a funcionar!
Voltei a casa, recomeçei a enviar mails (agora já sem o aviso no écran) e esperei pela resposta. Como ninguém me respondia, confirmei que nada tinha mudado. Sempre que me ligava à Netcabo, deixava de poder enviar "mails" através do "entourage". Entretanto, uma das técnicas da ZON, forneceu-me um webmail temporário, através do qual posso enviar "mails", mas não pela plataforma "entourage".
Desesperado, queixei-me pela enésima vez à ZON, que me pôs em contacto com a PC-clínica um serviço de apoio informático. Deste vez, o técnico com quem falei, mandou-me desligar o "modem" e introduzir um palito vulgar num dos orifícios existentes, na parte detrás do aparelho, durante 30 segundos. Após tão delicada operação, enviou-me um "mail" e pediu para eu fazer um "reply". Assim fiz, mas ele nunca recebeu o meu "mail". Foi, presumo, para o tal buraco negro...
Ontem, fui a outra loja MAC. O técnico voltou a configurar o envio de mails e fez um teste à minha frente. Os mails saiam do meu computador e entravam no dele...estava em ordem. Pediu-me para, quando chegasse a casa, lhe enviasse um "reply" para confirmar se estava tudo OK. Assim fiz. Como ele não respondesse, telefonei-lhe. Não tinha recebido o "mail"...explicou-me que eu não sou o primeiro com este tipo de problemas, mas que a Netcabo não vai admitir que é um problema da "certificação" no servidor.
Hoje voltei a telefonar para a ZON. Mesma história, mesmos testes. Sem palito. No prazo máximo de cinco dias, entram em contacto comigo, para confirmar se o problema está resolvido...
Eu sei que estas histórias não têm interesse nenhum, mas, como estamos na "silly season", parto do princípio que fazem parte do Verão. Prometo, desde já, contar o fim desta operação, quando e se ela acabar em bem. Entretanto, e pelo sim pelo não, resolvi precaver-me e fui ao supermercado comprar uma caixa de palitos. Da marca "Elos" (redondos grandes) que, segundo o meu merceeiro, são os melhores...
1 comentário:
Com três letrinhas apenas
Se escreve a palavra ZON
Se calhar querias pagar
E esperar que funcione...
(Anónimo séc. XXI)
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