2023/02/11

Taxi Driver (26)

Então, para onde é a viagem?

- Para Sete-Rios, terminal de autocarros.

Vai para longe?

- Para Faro. Costumo ir de comboio, mas a CP está em greve...

Faz bem, com a CP nunca se sabe. Os autocarros são mais fiáveis.

- Talvez, mas prefiro o comboio. É mais cómodo, podemos esticar as pernas, ir até ao bar, enfim é melhor. Além disso, a viagem dura exactamente o mesmo tempo...

Quanto é que dura a viagem de comboio? 

- 3 horas e um quarto. O mesmo que o autocarro. A única diferença é que o comboio pára em 9 ou 10 estações até a Faro e o autocarro é directo. Se o comboio fosse directo e houvesse uma linha dupla, poderia chegar a Faro em 2 horas e meia. Seria uma grande economia de tempo...

Eu sei bem o que isso é. Tenho uma pequeno apartamento no Algarve, que alugo em "time-sharing" e todos os anos vou lá passar umas semanas. Os comboios no Algarve são uma desgraça! Comboios? Aquilo nem comboios são! Já vou para  Algarve há mais de 50 anos e as automotoras ainda são as mesmas! Só existe uma via e têm de esperar em Faro, para deixar passar as automotoras de sentido contrário. Não se percebe, sendo o Algarve a província mais turística de Portugal. Já era tempo de modernizarem a linha. 

- Conheço bem a situação. Então, quando temos de mudar em Faro, para ir a Vila Real de Santo António, parece que mudámos de país. A linha passa a rasar o casario, as automotoras têm de abrandar e param em todas as estações. O problema é que, a partir do momento em que Portugal aderiu à CEE (já lá vão 36 anos) o país deixou de investir na ferrovia. O dinheiro dado pela Europa, para modernizar as vias de comunicação, foi maioritariamente para a rodovia (a chamada "política do betão"). Os governos estão mais interessados em investir em auto-estradas, pois dá mais dinheiro a ganhar às construtoras que, depois, cobram as portagens. Desde então, foram encerrados mais de 1200km de ferrovia! A que resta, pouco ou mal foi modernizado. O mesmo se passou com os comboios que ficaram a apodrecer no Entroncamento e noutros locais do país.

Pois foi. Nunca deviam ter encerrado a Sorefame! E, depois, venderam os comboios ao desbarato! Sabe para onde foram os comboios de Portugal? Para a Suíça! Eu fui emigrante, na Suíça, durante 15 anos. Sei bem. Também lá tiveram uma grande discussão sobre as auto-estradas (eles fazem referendos para tudo) e deram preferência aos comboios. Sabe o que fizeram na Suíça? Abriram túneis através dos Alpes para passarem os comboios. Os camiões entram directamente nos comboios de mercadorias e são transportados por linha férrea. Muito mais rápido e eficiente. Além disso, causam menos poluição.   

- Conheço mal a Suíça e nunca lá andei de comboio, mas, depois da França, sei que tem uma das melhores ferrovias da Europa. Não sabia que os nossos comboios tinham ido para lá. O mesmo se passa ao contrário, pois segundo li, muitos dos comboios que estavam "encostados", eram de origem espanhola e suíça e, agora, como não temos comboios modernos, estão a renovar essas carruagens e automotoras, para pô-las em linhas do interior, no turismo no Douro, etc...

Fazem muito bem, mas andam sempre atrasados. Não se percebe estes políticos! 

- Perceber, percebe-se. Eles não são todos incompetentes, só que as "prioridades" são outras. Dá muito mais lucro investir na construção civil e em auto-estradas, do que na ferrovia. Dessa forma, obrigam as pessoas a comprar carro e a gastar dinheiro em gasolina e em portagens, que geram mais impostos. Os comboio, são menos lucrativos. Não sei se sabe, mas grande parte dos contratos de construção, são por ajuste directo. As empresas que os ganham (a Mota-Engil, a Teixeira Duarte, etc...) inflacionam os preços, pois uma percentagem do lucro reverte para os partidos do poder. Por alguma razão há sempre "derrapagens" nos orçamentos. O maior financiamento dos partidos, vem da construção. Os partidos beneficiam as construtoras e estas retribuem, financiando as campanhas partidárias. Sempre se fez assim e foi assim que a Máfia italiana começou. Há mais de um século. Uma velha prática, que funciona sempre.

Pois é. Agora, é o que senhor acertou, É isso mesmo. Já vi que é uma pessoa informada e não se deixa enganar. Estamos nas mãos de piratas!

- Pois estamos. Bom, chegámos. Quanto é que lhe devo? 

 São 8 euros, bagagem incluída. Continuação de bom dia e boa viagem até ao Algarve. 

Sem comentários: