2010/05/21

O baile de máscaras

Hoje foi dia da discussão e votação da moção de censura. O PS obteve uma vitória de espirro. Uma vitória constipada, quero eu dizer. Vem aí a pneumonia, quer eles queiram, quer não. Há-de-lhes cair a máscara, raios me partam!
Falando de máscaras, foi interessante ver os deputados do PS a bater palmas ao chefe, submissos, soltando balidos, envergando aquela máscara de carneiros que tão bem lhes assenta. Foi também interessante ver o PSD com aquelas máscaras duplas. Pela frente, o PSD refilão, que se finge alternativa. Por trás, o PSD oportunista e rasteirinho, sem querer, sem poder ou sem saber utilizar a ocasião soberana que tem pela frente de se tornar uma alternativa real a esta seita miserável que vai mantendo o país estabilizado entre a denegação do escândalo e o presupuesto marketing. Foi e é sempre giro, sei lá, e fresco ver o CDS com a sua máscara de esquerda. Como já viram que se for pela direita não conseguem a ultrapassagem, toca de ultrapassar pela esquerda. Se aplicássemos o Código da Estrada à prática política a acção do CDS estaria dentro das regras. Assim, a esquerda ri-se, a direita reza...
Uma palavra para os partidos de esquerda da AR. O BE usa uma máscara que não se entende bem qual é. Uma máscara que é uma espécie de direito e de avesso ao mesmo tempo. Bem podiam descobrir o rosto e assumir responsabilidades. Que diabo, há lá gente com idade para ter juízo...! Está na altura do desmame. Vamos lá apagar o charro e fazer qualquer coisa mais consequente... O PCP, que tem tido uma actuação política verdadeiramente inenarrável ultimamente, fez, por uma vez, aquilo que tinha de ser feito: apresentou a moção de censura. Era a única resposta possível às malfeitorias que o governo tenta fazer aos portugueses. E a única resposta possível, responsável e coerente dos críticos deste governo era votar a favor! Quem o não fez desmascarou-se. Tem razão o primeiro ministro: uma moção de censura destina-se de facto a derrubar o governo. É isso que Portugal deseja, o PC interpretou bem este sentimento e este governo PS há-de caír seja lá de que maneira for, com mais ou menos estrondo. O PCP tirou a máscara e assumiu-se de cara lavada. Tem razão Jerónimo de Sousa: rompeu-se o contrato celebrado entre os portugueses que votaram PS e o partido. Como aqui escrevi há oito dias, isso de facto só pode conduzir a eleições.
O que nos leva à máscara final. A do amador de joker Cavaco Silva. Então ó senhor Presidente o país precisa de estabilidade?! De qual, desta que estamos a viver?! E precisamos de combater o flagelo número um que é, todos o reconhecemos, o desemprego?! Mas, como?! Com "estabilidade"? Sem programa? Sem política? Com roteiros? Tire a máscara senhor Presidente da República: por menos do que aquilo que agora se está a passar já outros primeiros ministros foram convidados a saír do baile. Se tiver coragem, demita este primeiro ministro, crie um governo de iniciativa presidencial que se reuna na sede própria (na sede da Presidência do Conselho de Ministros e não na sede da Presidência da República) e convoque eleições. A gente encarrega-se de votar, descanse. Nós não queremos estabilidade, queremos clarificação! E competência.
Ou então vai ter de arranjar uma maneira de explicar aos tais desempregados, pelos quais subitamente os bem empregados vertem tantas lágrimas, que quando faltar o pãozinho na mesa, basta a "estabilidade" proporcionada por este governo para saciar a fome.

2 comentários:

Rui Mota disse...

Toda a gente já percebeu que o regime está no fim, mas o poder não pode cair na rua, uma vez que a política tem horror ao vazio. É necessário preparar a sucessão, seja a nível interno (os candidatos ao lugar de Sócrates já apareceram) seja a nível da oposição. O mais natural é que Passos Coelho (o polícia "bom") venha substituir o "polícia mau" (Sócrates). Os dados estão lançados e, a menos que os cidadãos se indignem, vamos ter mais do mesmo. Mas, posso estar enganado.

Carlos A. Augusto disse...

O argumento da crise financeira portuguesa para não ir para eleições é falso. Os incompetentes e corruptos que deixaram o país chegar a este ponto é que dão confiança aos "mercados" para tirar o país dessa crise?!
Então não tenho eu confiança nos "mercados"...