2007/06/21

Ainda os orfãos do Iraque

Há tempos falei de uma reportagem sobre os orfãos do Iraque. Está aqui se a quiserem reler. O assunto volta agora à baila. Soldados americanos terão descoberto crianças num orfanato em Bagdad, atadas às camas, em estado de subnutrição e praticamente inanimadas.
Digo que os soldados terão descoberto estas crianças porque, nestes tempos de animação digital, a gente nunca sabe se estas coisas são ou não verdadeiras... Mas, enfim, pelo que nos é dado ver, as imagens parecem totalmente chocantes.
Os soldados americanos, quais anjos libertadores, iam convenientemente acompanhados por operadores de câmara e apresssaram-se a vender as imagens captadas às televisões para alimentar os telejornais.
No meio de tudo isto já ninguém se lembra de apontar quem são afinal os responsáveis pela existência destes orfãos do Iraque. Atadas assim às suas camas, subnutridas, praticamente mortas, ou a cantar para animar os companheiros de infortúnio, como se via na outra reportagem, estas crianças parecem dar um jeitão.
Não deveria ser necessário passar este tipo de reportagens duas vezes...

2 comentários:

Rui Mota disse...

Também vi as imagens. Quem não viu? Há coisas difíceis de explicar, como a dos guardas do orfanato estarem assaz descontraídos e, alguns deles, terem inclusive fugido...
Por outro lado, o estado deplorável daquelas crianças era real. Insuportável.
Também por isso, a guerra devia terminar. Mas, quem está interessado nisso?

Carlos A. Augusto disse...

Eu acho aliás que há quem esteja interessado mesmo em não terminar! Só assim se compreende que tenha de se ver imagens atrozes como estas duas vezes. Bastava uma...