2009/04/15

Matemática para os matemáticos...

Faltam a Cavaco Silva, na minha opinião, todas as qualidades para ocupar o cargo para que foi eleito. Não surpreende, pois, que os seus comentários e as suas iniciativas reflictam isso mesmo.
Hoje o PR declarou-se, mais uma vez, muito preocupado. Desta feita está preocupado com as previsões do BdP. Também eu tenho andado muito preocupado com essas previsões, devo confessar. Sobretudo porque noto que os responsáveis, em particular o PR, se limitam a revelar-nos os seus estados de alma, declarando-se preocupados, enquanto mantêm tudo exactamente na mesma! Assim, asseguro-vos, também eu era PR. Se alguém aliás estiver disposto a apoiar a minha candidatura, declaro-me desde já disponível para ocupar o cargo. O trabalho dava-me jeito...
O PR anda também preocupado com a Matemática. Diz que é "imprescindível» o aumento do número de pessoas com competências" nesta disciplina. Fá-lo no âmbito do que designa de "roteiro da ciência", iniciativa destinada a chamar a atenção dos cidadãos para esta área.
Fala em "iliteracia" quando se refere ao panorama do país no domínio da Matemática. Reconhece, com ar grave, que este problema "prejudica seriamente o desenvolvimento do país".
Fá-lo nalgum bairro popular? Nalguma escola básica? Nalguma zona carenciada por forma a que os seus habitantes tenham a noção de que precisam de se ultrapassar e desenvolver conhecimentos matemáticos, porque estes são úteis para o progresso do país e dos seus cidadãos? Perante uma plateia de trabalhadores vítimas de lay off e em busca de requalificação? Fá-lo no âmbito de alguma iniciativa específica, por ele patrocinada, destinada a promover a erradicação deste problema ? Fá-lo para anunciar que vai dar pessoalmente noções de Matemática na Presidência da República, em horário pós-laboral, aos moradores da zona de Belém?
Não, fá-lo no ISEG, onde é suposto toda a gente ter conhecimentos de matemática, acima do nível da iliteracia... Fá-lo debitando generalidades há muito conhecidas. Fá-lo no final de um "roteiro" que o levou a percorrer uma série de universidades e centros de investigação onde seria escandaloso se o nível de competência no domínio da Matemática indiciasse iliteracia e onde a linha principal de actividade não pode passar pela luta contra ela. Falou, portanto, como se costuma dizer, para o boneco.
Que leitura devemos nós então fazer desta iniciativa presidencial?

7 comentários:

Rui Mota disse...

A política da banalidade é, de há muito, uma característica de Cavaco. Nem o La Palisse...
Acresce que, pior do que Cavaco, são os seus votantes que nos obrigam a aturá-lo. E, contra esses, não há cálculos que resistam.
Para quem pensava que ele seria um contrapeso à governação de Sócrates, desiludam-se. Basta ver o triste exemplo do Dias Loureiro, que continua a ocupar um lugar no Conselho de Estado, apesar de todas as incriminações que sobre ele pesam. Com exemplos destes, como é que os cidadãos podem acreditar?

Anónimo disse...

Bom, mas o sócrates é contrapeso ao cavaco ou a alguma coisa? O sócrates não passa de um cavaco um pouco mais modernaço (no vestir e a comer bolo rei, apenas). Quanto ao resto, é cópia, para pior, do dito. E salazarento quanto baste. Estamos entregues a esta merda.
Espero que o Alex, desta vez, não vote no PS. Só desta vez.
Um beijão para o Alex e um abraço ao Rui, da Laura

Rui Mota disse...

Conhecendo o Alex, não acredito que ele vote PS...

Anónimo disse...

Tá bem, tá bem...ninguém vota no PS, mas o certo é que os gajos estão lá com maioria absoluta.
Quanto ao queriducho do Alex, também eu pensava que. Só que. O rapaz, com aquela doença que tem, do FCP, sabia que só a maioria do PS poderia salvar o apito dourado e o Pinto da Costa da jaula. Os mafiosos protejem sempre outros mafiosos. Então, vai daí, pensou: "se o PS (ou o PSD, tanto faz) ganhar, o meu FCP é campeão, se for o PC ou o BE a ganharem, como o Jerónimo é amigo do Vieira e é lampião e como o Xico Louçã também,o Benfica não vai parar, por isso vou mas é pôr lá o votito no PS. Ninguém está a ver (nem o Herminio). Para além disso, posso sempre ter aquele lugarzito na Segurança Social com que sempre sonhei." E pumba, votou no PS.Isto sou eu a falar. O Alex é grande e não vai em cantigas...não fosse aquele maldito apelido Pinto Monteiro, poderia ter chegado a presidente do tribunal constitucional e tudo. Assim, o PS pôs lá um velho fascista de Coimbra. Mas pronto. Alex, querido, eu só quero o teu bem. Não dês ouvido a esse radical pequeno-burguês do Rui Mota. Vai sempre por mim.
Quando vamos dançar às matinés para reformados no Mercado da Ribeira? Um beijão grande, enorme, da sempre tua (e eternamente à tua espera) Laura.
NOTA: agora que levaram 20, até o Rui Mota já não é do sporting...

Rui Mota disse...

Laura,

Radical pequeno-burguês, ainda vá que não vá (há coisas bem piores), mas lagarto nunca!

lusibero disse...

Cavaco no seu pior... E os milhares de desempregados irão depois comer a matemática?E as fábricas que fecham diariamente, também? Faz lembrar a outra célebre saída das "vaquinhas" ali alinhadinhas, disciplinadinhas... à espera de dar o leitinho...
VERGONHA!

Anónimo disse...

Porra, ó lusibero: e sócrates homem, e o sócrates?