2009/07/06

Memorial

No passado fim-de-semana, esteve entre nós uma delegação constituida por catorze catalães, membros da Asociacion LiberPress, com sede em Girona. O motivo da visita foi a atribuição do prémio anual com que esta associação "distingue a título póstumo uma personalidade que tenha lutado pela dignidade e os direitos humanos e cujo percurso de vida possa servir de exemplo à sociedade". A LiberPress foi criada em 1999 e o 1º Prémio Memorial, instituido em 2008, foi concedido à fotógrafa, de origem húngara, Gerda Taro (mulher de Frank Capra), falecida em 1937 num acidente perto de Madrid. O segundo Prémio Memorial foi, este ano, outorgado a José Afonso.
A delegação da LiberPress, chefiada pelo seu presidente Carles McCragh e o presidente da Deputation de Girona, Eric Vibert, visitou ainda a campa de José Afonso em Setúbal, onde procedeu à entrega simbólica da placa que assinala o Prémio. Estiveram presentes, para além de amigos do cantor, a filha Helena Afonso, Francisco Fanhais e Adelino Gomes, na qualidade de presidentes da Direcção e da Assembleia-Geral da AJA e Maria das Dores Meira, presidente da Câmara de Setúbal. A notícia detalhada e as fotos da homenagem podem ser vistas no sítio da associação.
Esta foi a primeira vez que visitei a última morada do Zeca, com quem tive o privilégio de conviver durante muitos e bons anos. Enquanto ali estivemos não pude deixar de pensar nas manifestações de pesar que amanhã, por todo o Mundo, acompanharão um grande ídolo da Pop, recentemente falecido e justamente homenageado no seu país. Como bem notou Adelino Gomes, no improviso que fez, nem só de barulho se fazem as homenagens. O silêncio do cemitério de Setúbal convida-nos à reflexão sobre a mais importante mensagem do Zeca. A mensagem da solidariedade. Também por isso, resolvi escrever este pequeno "post" que mais pretensão não tem do que lembrar os artistas portugueses que tão mal tratamos. Em Setúbal, no passado sábado, todos nós nos sentimos um pouco mais espanhóis.

1 comentário:

Carlos A. Augusto disse...

Pelo modo como Portugal trata os seus valores "vivos" se consegue antecipar como trata os já desaparecidos. O Staple Center vende muito mais que Belgais...
Compare os preços!