2010/08/09

"O ensino do Português"


Entrevista no Jornal das Nove de Mário Crespo a Maria do Carmo Vieira, professora, a propósito de um livro de sua autoria, agora publicado chamado "O ensino do Português". Vou ver se consigo apanhar o link e partilhá-lo aqui convosco. Entretanto, há uma outra intervenção dela numa edição do Plano Inclinado e pode ver aqui uma outra entrevista.
Esta dada a M. Crespo é uma entrevista sem tiques da moda, com silêncios significativos, de verdadeira reflexão, uma mulher certamente apaixonada e totalmente comprometida com aquilo que faz. Não saber escrever correctamente o Português implica não pensar bemos alunos foram passando nestes anos sem saberem nadapor causa do facilitismo estamos a criar alunos que se vão tornar vítimas da sua própria ignorância, eis algumas ideias fortes, provocações lançadas à nossa consciência por esta mulher de aparência frágil, exuberante discreta, desinibida, sem complexos e sem papas na língua. Vale a pena ver esta entrevista. Um momento raro de televisão.

1 comentário:

Rui Mota disse...

Uma verdadeira Joana de Arc, a Carmo.
Infelizmente, uma voz a pregar no deserto. Já há muitos anos que ela vem a alertar para a decadência do ensino do português, nomedamente através da crítica aos manuais de ensino, que incluem testes que roçam o anedótico e exemplos imbecis apoiados em séries televisivas, em substituição dos autores clássicos que já ninguém conhece ou alguma vez leu.
Resta saber se o ensino obrigatório de determinados autores clássicos contribui para um melhor conhecimento e domínio da língua, que é um dos seu argumentos. Há dúvidas sobre isso (ver suplemento "Actual" no último "Expresso").