2011/11/30

Contradições do sistema

Seis bancos centrais (o Banco Central Europeu, a Reserva Federal dos EUA, o Banco de Inglaterra, o Banco Nacional Suíço e o Banco do Japão) levaram hoje a cabo uma acção concertada, de proporções significativas, para fornecer liquidez à banca. Os "mercados", claro, exultaram e as bolsas pularam.
A justificação dada para esta operação, segundo relata o Público, é a de que era necessário "aliviar os constrangimentos dos mercados e 'mitigar' os seus efeitos no fornecimento de crédito às famílias e empresas, e assim ajudar a animar a actividade económica.”
Vamos lá a saber então: a dívida é boa, afinal? E viver acima das suas possibilidades anima a actividade económica, é? Austeridade, sim ou não? Em que ficamos?

4 comentários:

Pedro Rodrigues disse...

É conforme, como quase tuda na vida.Ou "o q é demais , estraga a obra".O excesso de dívida ( e consumismo)anteriores provocaram a situação actual.Alem, claro, das "conveniêncis" politicas para ganhar eleições,do "deixa andar" s "eles" fizeram não sou q vou desfazer,da inconsciência e da ignorancia, também. A crise actual e os inevitáveis constrangimentos q impõe seria uma excelente opotunidade para mudarmos de vida.Mas será q há vontade e clarividência colectivas para impôr essa necessidade? Não é certamente quando está tudo aflito q a consciência é mais clara.E não é tambem a melhor altura para precaver o futuro.A qualidade dos "politicos" teria sido a de na época da abundância terem sido capazes d falar verdade. Nas quem teve "estofo" e consciência para correr esses riscos? E se os tivesse corrido, q consequências teria tido?

Rui Mota disse...

Claro que a dívida é "boa". Não tem Portugal (nós) de pagar 34 mil milhões de euros de "comissão" à Santa Trindade que nos "emprestou" 78 mil milhões? Grande negócio!

Carlos A. Augusto disse...

É de facto o que se diz aqui, é...

Guida disse...

é.., são entidades que gostam muito de dizer coisas, e fazer o que tem feito de forma ainda mais acelerada de 2008 para cá, desde que arrebentou a brincadeirinha deles, e que o fazem de forma tão aberta quer agora com as acções do 'povo na rua' que vai para o 3º mês em Wall Street + conversa de se tomar o "Federal Reserve", e o povo na rua pela Europa fora, de não aguentarem mais.. pois..