2012/04/11

A nova Ponte

Aqui há tempos um incidente com a Maternidade Alfredo da Costa gerou bastante sururu. Os tratamentos de infertilidade tinham sido interrompidos em circunstâncias polémicas e o caso motivou reacções enérgicas dos utentes e da própria DGS. Aparentemente a direcção da MAC terá agido por conta própria e criado uma situação escusada. Tanto quanto sei, o assunto nunca foi devidamente explicado, corpo clínico e utentes nunca mais se pronunciaram sobre este caso (tanto quanto sei, repito!)
O certo é que este caso, na altura, muito badalado na imprensa, gerou uma má imagem da MAC, uma instituição, até aí, sem mácula e credora dos melhores elogios.
Agora, perante a iminência do fecho, gera-se um movimento que contradiz totalmente, na forma e no conteúdo, qualquer sentimento menos positivo que a MAC pudesse ter gerado. A MAC afinal é isto: um cordão humano a fazer lembrar que existem milhares de cordões umbilicais de facto nunca totalmente cortados. A MAC está comprovadamente no coração de milhares de portugueses e tem todos os ingredientes para chegar ao coração de muitos mais.
Onde está a verdade? Nas explicações do primeiro ministro, dadas no Maputo, ou há de facto outras motivações para fechar a MAC? Ontem falava-se em interesses imobiliários, por exemplo, que estarão a condicionar este caso. Eu, que não acredito em bruxas nem em teorias da conspiração, diria que o problema que veio a público em Outubro de 2010 não passou de um mero incidente e não tem nada a ver com o que se está a passar hoje. Mas, depois lembro-me da história do "que las hay, las hay", ligo os dois factos e pergunto-me se a má imprensa gerada em 2010 terá sido assim tão inocente.
De qualquer forma, este governo parece que descobriu aqui o seu "caso da Ponte 25 de Abril", um caso aparentemente "inocente",  mas capaz de ter efeitos devastadores. Uma bota que estou cheio de curiosidade em ver como vai ser descalçada...

PS- Se quiser expressar a sua opinião sobre o encerramento da MAC há uma petição a correr, acessível aqui. Em dois dias recolheu mais de 11 000 assinaturas...

Sem comentários: