2007/05/03

Campeonato Nacional da Língua Portuguesa (CNLP) e barbaridades

O CNLP é uma organização lúdico-cultural que se inspira numa boa causa e apresenta inegáveis méritos. Porém, não podem nem devem ser escamoteados os aspectos negativos que tem revelado e que haverá todo o interesse em eliminar em futuras edições. Por exemplo : 1 . O carácter altamente polémico do critério de correcção de algumas questões dos testes de qualificação. 2. A existência de erros de português na redacção do articulado do próprio regulamento do concurso. Estes foram entretanto corrigidos na quase totalidade, após alerta lançado por alguns concorrentes. 3 . As falhas, silabadas, erros cometidos na última fase da final - a das perguntas-respostas orais - por parte da apresentadora (cuja telegenia e esforço de bem fazer as coisas são inquestionáveis, mas insuficientes). 4 . Questionários também eles inquinados e, por conseguinte, geradores de confusão para os concorrentes, agravando assim as derrapagens da apresentadora. Ora, tudo isto denota uma certa superficialidade na elaboração das provas e no respectivo controlo, que não se coaduna com a pomposidade de que esta competição faz alarde. Onde acaba o desleixo e começa a incompetência ? Quero agora referir tão-só dois exemplos, entre vários outros significativos, que se impõem por escandalosos e, creio, com influência no resultado final do recente CNLP : 1.º Foi perguntado a um dos concorrentes seniores qual a função sintáctica de "amor eterno" na frase "os namorados (ou os apaixonados) prometeram-se amor eterno". O concorrente respondeu, e bem, "complemento directo", mas a resposta considerada correcta era..."complemento indirecto"(!). 2.º A concorrente sénior vencedora respondeu erradamente a uma das últimas perguntas. O termo era "inconsútil", que significa "sem costuras". Pois bem, quer a resposta dada quer a "oficial" apontaram para "sem consumo"(!). É, pois, de todo desejável que esta competição não se deixe subjugar por vícios decorrentes do seu formato demasiado tributário da lógica mediática imperante - a da espectacularidade , com os seus corolários de frivolidade e laxismo -, em prejuízo do rigor e da profundidade que a matéria em causa merece e exige.

8 comentários:

Raul Henriques disse...

Este post só não tem toda a razão porque é demasiado contido. A organização do Campeonato merecia um enorme puxão de orelhas, pelas razões apontadas no post e mais algumas.
Evidentemente que os elementos da Comissão Técnico-Científica e os outros participantes de topo na organização do Campeonato não são ignorantes. Mas desleixaram-se gravemente este ano.
O modo como as coisas correram este ano não promove a língua portuguesa, antes dissuade potenciais concorrentes de comparecerem e aprenderem.

Raul Henriques disse...

Bom, e, claro, para ti um grande BEM VINDO à colaboração com o blogue.

Raul Henriques disse...

quer dizer: BEM-VINDO!

Carlos A. Augusto disse...

Mais! Queremos mais!

Anónimo disse...

Concordo consigo quando diz que a ideia do Campeonato é boa. No entanto, na minha opinião o principal problema não tem a ver com o seu formato, mas com a evidente incompetência das pessoas que o prepararam, começando pela Comissão Técnico-Científica, passando pelo pessoal técnico, e acabando na apresentadora. Os erros cometidos durante a fase de qualificação (caso tecelã, por exemplo) foram estrondosos, e o directo da final terrível. A cena das "campainhas" (que já está no YouTube), e a última resposta errada da vencedora foram os momentos mais baixos. Apenas se salvou o protesto do finalista sénior, se bem que deveria ter sido mais contundente.
Oxalá em 2008 o Campeonato ressurja com uma cara (muito) bem lavada.

Raul Henriques disse...

Muito bem, Ana Paula! Acrescente à longa lista de disparates os que refiro em anteriores posts neste blogue, com relevo para os textos, os quais não faziam sentido.
Acresce que a tal Comissão Técnico-Científica, apesar das várias mensagens que enviei com os meus argumentos, não se dignou sequer responder-me.
Além deste caso que roça a falta de educação, houve muita incompetência, mas, sobretudo, muito desleixo.

Anónimo disse...

Se desejarem protestar contra o CNLP 2007, visitem o site http://lua.weblog.com.pt/arquivo/384720.html
onde está a ser feita uma recolha de assinaturas para uma carta a enviar à Organização.
E, por favor, divulguem esta iniciativa.

Anónimo disse...

Caros participantes no CNLP-2007 e outros interessados nas coisas da Língua Portuguesa:

A data-limite para assinatura da Carta de Protesto é o próximo domingo, 13.Mai.2007. Na segunda-feira, a carta será enviada às entidades que organizaram e patrocinaram a 3.ª edição do CNLP. Será dado também conhecimento da mesma a muitas outras individualidades que estiveram envolvidas, directa ou indirectamente, nesta prova.
A Carta pode ser lida em

www.dem.uminho.pt/people/mlima

Para a subscrição, basta enviar uma mensagem com o título "Assinatura da Carta (CNLP 2007)" para

pesquisador1@gmail.com

ou para

mlima@dem.uminho.pt

indicando o nome e a morada (Aveiro, por exemplo, é suficiente).

Muito obrigado.

Deniz Marques da Costa
- marturco@gmail.com
_______________________
Ver também:
http://lua.weblog.com.pt/arquivo/384720.html