2008/01/04

Escândalo

Enquanto rumina as últimas fatias de bolo rei e se prepara já para gozar umas merecidas férias de Carnaval, o país é apanhado por uma notícia que, a ser verdadeira, constitui, quanto a mim, um escândalo das mais graves proporções.
Hoje o Público noticia em manchete que Berardo e mais uns quantos accionistas do BCP compraram acções e reforçaram a sua posição neste banco à custa de créditos concedidos pela CGD. A aprovação dessas operações de crédito foi feita por alguns dos elementos apontados para a nova administração do BCP.
Nada disto será ilegal, segundo o Público.
Mas, apesar de poder de facto não ser ilegal, se estas operações são, repito, verdadeiras (e os portugueses precisam de um esclarecimento muito claro do Governo sobre tudo isto JÁ!), elas indiciam uma situação de tal maneira grave que, parece-me, só poderá conduzir a medidas imediatas de emergência, incluíndo mesmo eventualmente eleições antecipadas.
Gostava que os defensores da intervenção do Estado no caso BCP --justificada com o argumento do peso do banco e do perigo que a sua prolongada crise representa para a nossa economia-- comentassem estes novos factos...
Ou Portugal perdeu definitivamente o tino ou vem aí um tsunami daqueles mesmo devastadores...

3 comentários:

Rui Mota disse...

Um "tsunami" seria um mal menor...sempre purificava a terra e permitia fertilizá-la depois. O pior é que "isto" agora "fia mais fino". Estamos a falar de duas Ordens, mais ou menos esotéricas, a "Opus Dei" e a "Maçonaria", que lutam pelo mesmo bolo-rei. Ou ainda não tinhas percebido?

Carlos A. Augusto disse...

A pergunta deverá ser antes: será que os portugueses querem perceber...?

Rui Mota disse...

Duvido, mas em 2009 saberemos...