2008/05/07

Obama: uma candidatura imparável?

As vitórias repartidas dos democratas americanos, nas primárias de Indiana e North Carolina, só aparentemente mantêm Hillary Clinton na corrida. É certo que a candidata ganhou Indiana, um estado considerado crucial para ambos os concorrentes, mas trata-se de uma vitória de Pirro se considerarmos que Hillary ganhou 51% dos votos contra 49% de Obama. Ao contrário, no estado de North Carolina, o candidato "arrasou" com 56%,2 contra 41,5%, da rival, correspondente a 890.695 e 657.920 votos, respectivamente. Ou seja mais de 200.000 votos de diferença!
Com esta vitória, Barak Obama aumentou a sua vantagem para mais de 150 delegados, quando faltam seis estados e cerca de 200 lugares por eleger. Uma diferença impossível de recuperar, segundo os observadores americanos.
Resta saber qual a posição dos "super-delegados" que, independentemente dos resultados das "primárias", podem votar de acordo com a sua consciência. Nesse grupo exclusivo, Hillary detém ainda a maioria, mas a tendência pode inverter-se à medida que o movimento pró-Obama vá ganhando adeptos e os "super-delegados" cheguem à conclusão que ele é o melhor candidato para derrotar McCain. Nunca a disputa foi levada tão longe.

1 comentário:

Carlos A. Augusto disse...

Quer-me parecer que os americanos querem mesmo experimentar uma mudança radical porque estarão fartos do(s) mesmo(s). E, nesta lógica, se chegados ao confronto final Obama for mesmo o candidato democrata, o candidato republicano arrisca-se a ser engolido.