2008/05/05

A propósito da celebração do cónego Melo na AR

Creio que esta mensagem merece ampla divulgação...
Faço-o aqui a título pessoal, na convicção de que o PR tem toda a razão. Lembremo-nos pois das novas gerações...


Mensagem de Victor Louro, antigo Deputado à Assembleia da República, ao Grupo Parlamentar PS:

Permitam lembrar Brecht: de cedência em cedência (antes, era só um operário; depois, apenas um padre; depois, era ainda só um
comunista...) acabam por nos cortar a cabeça...a nós próprios, que não éramos nada disso!
Tenho o dever cívico de vos manifestar profunda indignação pela atitude do PS na 6ª feira na Assembleia da República a propósito do voto de pesar ao cónego Melo. Mesmo que ela tenha ocorrido após a vergonha da homenagem do seu Presidente ao Dr. A. J. Jardim: temos o direito - e o dever - de não nos habituarmos !
É que Melo agiu, em 1974/75, activamente e por meios terroristas contra a democracia que dava os primeiros passos: os comunistas eram as primeiras vítimas, mas o objectivo era a própria Democracia. Por isso que é intolerável que na hora da provocação, o PS encontre um qualquer alibi para não se pôr do outro lado da barreira. A vossa abstenção é uma traição à Democracia !
Digo-vo-lo com a responsabilidade de vos ter precedido na representação popular no Parlamento. E de ser filho de um Homem que também vos precedeu, Victor de Sá, como outros perseguido durante a luta contra o fascismo, que se viu obrigado a fugir de casa, em Braga, nesse "verão quente" para não ser abatido pela camarilha do cónego que deixásteis que o Parlamento homenageasse como um democrata.
É pelo respeito que os nossos mortos nos devem merecer, aqueles que lutaram para que Portugal vivesse em liberdade, que vos manifesto a repulsa democrática por essa indignidade que alguns de vós personificásteis. Não vos queixeis do divórcio do Povo!
Esta vossa atitude teve ainda a ironia de ocorrer quando se invocam os 40 anos do Maio 68: alguns de vós estavam, como eu, do lado dos que se revoltaram contra o stato quo do poder estabelecido. E agora, que sois Poder ?
Victor Louro, antigo Deputado à Assembleia da República.

7 comentários:

Rui Mota disse...

No Verão de 75, estava eu de férias em Portugal, resolvi mostrar o país a uma amiga holandesa. Fizémo-lo de autocarro, pernoitando em localidades como Nazaré, Leiria, Coimbra, Aveiro, Porto e Braga.
Em todas elas, sem excepção, encontrei sedes partidárias incendiadas por populações locais. Todas as sedes eram de partidos de esquerda. Todos os fogos tinham sido instigados por movimentos de direita, entre os quais o ELP e o MDLP. A este último pertenceu o cónego de Melo, como ele próprio confirmou.
O voto do PS mostra de que lado esteve este partido e da triste figura que, hoje em dia, continua a fazer. Uma vergonha.

Carlos A. Augusto disse...

O Face cumpre a sua missão e participa no apelo do PR: lembramos os mais novos alguns factos históricos.
Estamo-nos, descaradamente, a fazer a uma medalha no 10 de Julho!!

Rui Mota disse...

Correcção: 10 de Junho...

Carlos A. Augusto disse...

10 de Junho, 10 de Junho!! Datas e comemorações nunca foi o meu forte de facto... Uma lástima!

Rini Luyks disse...

10 de Junho, o (antigo!?) Dia da Raça, EXpressão que me fez sempre muita IMpressão...

Carlos A. Augusto disse...

Sim, é o Dia da Raça. Caniche... Grand danois... Whatever :-)

Rui Mota disse...

Eu diria mesmo mais: o 10 de Junho é o nosso pitbull...