2010/06/16

Fuso luso 5

É impossível não ficar esmagado pela paisagem vista aqui da montanha de Koli. Uma paisagem que é enjoativa de linda. São onze da noite e o sol brilha. Esmagado pela paisagem (não me esmagam facilmente!), baralhado pelo sol da meia noite e pela estafa da viagem, ainda tento perceber a verdadeira natureza destes finlandeses, as linhas que separam a Nokia da total e generalizada incompetência dos funcionários do aeroporto, a fronteira entre o acolhimento quente e jovial e os silêncios gélidos e prolongados (quem não ficaria silencioso e gelado perante a imensidão desta beleza?), a divisória entre a internet que jorra generosamente à borla por todo o lado e a televisão cobrada nos quartos do hotel a preços exorbitantes.
Sibelius passou por Koli e inspirado certamente, como eu fiquei, por uns retemperantes 6º C ao meio dia a meio de Junho, escreveu a sua 4ª sinfonia.
Não sei se vou conseguir arranjar tempo para escrever a minha quarta sinfonia, porque ainda me falta escrever as primeiras três, mas que estou inspirado lá isso estou.

1 comentário:

Rui Mota disse...

Ainda bem que gostas...já encontraste algum(a) Sami? Nós convidámos a Mari Boine para vir cantar a Portugal em 2011. Se a encontrares, diz-lhe que vale a pena (vir a Portugal).
Sobre a Nokia, são os melhores do Mundo em telemóveis, não é verdade? Os finlandeses são considerados os "underdog" da Escandinávia, mas as raparigas costumam ser muito simpáticas...