2011/03/24

Ditadura de pantufas (3)

Entre "coligações negativas" e a possibilidade de criação de uma "coligação positiva" para  ir mantendo as aparências, há um dado que pode estar a escapar-nos a todos. Há tempos opinei aqui que os agentes políticos portugueses subestimavam as capacidades de Sócrates, o seu grau de ambição e o seu instinto político. A falta de uma avaliação correcta do primeiro ministro tem tido consequências trágicas: tivemos de o continuar a gramar para além da manifesta ultrapassagem do seu prazo de validade e agora arriscamo-nos a vê-lo sair reforçado de tudo isto. Exagero? Mmm... vamos ver como se comportam os seus principais rivais.
Na intervenção a anunciar a sua demissão o primeiro ministro reiterou como firmeza a sua determinação em apresentar-se de novo ao sufrágio eleitoral, e se os outros partidos do "arco da governação" acham que já derrotaram Sócrates é melhor pensarem duas vezes. Não houve líder do "arco do poder" a gerir o poder do arco como ele até agora e, no final de contas, é esta gestão que conta para o poder instalado, ou sistema, como um dirigente desportivo um dia chamou à mafia do futebol.
Duas coisas são certas: no plano interno, Sócrates não tem contestação credível e, por outro lado, os outros líderes do sistema têm-se revelado uns verdadeiros anjinhos no confronto com ele.
Confiar a defesa dos verdadeiros interesses do povo português à capacidade dos outros líderes para gerir o  "arco da governação" contra a ambição e resiliência de Sócrates é um gravíssimo erro político.
A luta pode fazer-se com alegria, mas não com ingenuidade. Só poderemos exultar com as eleições quando isto for compreendido. Senão, daqui a uns três meses vamos escolher mais do mesmo.

1 comentário:

Rui Mota disse...

"O povo é sereno" dizia um primeiro-ministro de má memória. Nisso, ele tinha razão. Tudo aponta para que os partidos do costume sejam os mais votados em próximas eleições. É mesmo possível que nenhum deles ganhe uma maioria absoluta e, nem mesmo em coligação a dois, o consiga. Teremos, então, uma situação de impasse absoluto que, poderá levar o PR a apadrinhar uma coligação alargada aos partidos do arco o que (ironia máxima) fará regressar o PS ao poder, agora na companhia do PSD e do CDS.
Como dizia o conhecido filósofo, a "história repete-se, primeiro como tragédia e depois como farsa". Estamos a caminho da segunda fase.