2007/11/16

A corrente "página 161"

Rini Luyks (colaborador do blogue "Anacruses") incluiu "A Face Oculta da Terra" numa lista de cinco blogues a quem desafia continuar uma "corrente literária" com base nos seguintes pressupostos:
1. Escolher um livro ao acaso, com mais de 161 páginas.
2. Abrir na página 161 e escolher a 5ª frase completa dessa página.
3. Transcrevê-la no blogue.
4. Descrever o seu contexto.
5. Indicar 5 blogues e desafiá-los a fazer o mesmo.

Respondendo ao desafio (sabe-se lá o que o destino me trará de bom!) aqui vai a frase encontrada:

"Nesse teu jardim - disse Noel - o que é que lá plantaste?"

(do livro: "A Vida e o Tempo de Michael K" de J.M. COETZEE, Trad. Ricardo Fernandes, Ed. D. Quixote, 2007)

O livro relata a odisseia de um jovem (Michael K) que decide levar a sua mãe, doente, para fora da área policial da península do Cabo, durante o regime "apartheid" na África do Sul. Trata-se da mais recente tradução portuguesa de J.M. Coetzee (que não o seu último livro) um dos grandes escritores da actualidade.

Aproveito, para sugerir outros cinco blogues:

"aspirina b"
"crónicas da terra"
"miniscente"
"respirar o mesmo ar"
"esculpir o tempo"

Boas leituras!

2 comentários:

Rini Luyks disse...

Caro Rui,

Obrigado por manter "viva" a corrente literária, mas o blogue "Tempo contado" está fechado por tempo indeterminado.
Agradeci ao José Rentes de Carvalho pelas pequenas pérolas que ele nos deixou com tão espantosa regularidade.
Ele respondeu explicando o fecho do blogue: "Tenho de terminar um livro ("A Ira de Deus sobre a Holanda - testemunho de um meio século - 1956-2006") e atrasei-me tanto que o meu editor holandês ameaça vir aos Estevais raptar-me e pôr-me a pão e água até ter o livro acabado. Vandaar".
Mal posso esperar pelo lançamento do livro, mas será só no Outono de 2008, disse-me o autor.

Rui Mota disse...

Olá Rini,
Obrigado pela informação. Não sabia que o "blog" do Rentes estava "fechado". Espero que o livro dele seja tão bom como o título. Já corrigi o erro.