2011/06/18

Um ano sem Saramago

"Privatize-se tudo, privatize-se o mar e o céu, privatize-se a água e o ar, privatize-se a justiça e a lei, privatize-se a núvem que passa, privatize-se o sonho, sobretudo se for diurno e de olhos abertos. E, finalmente, para florão e remate de tanto privatizar, privatizem-se os Estados, entregue-se por uma vez a exploração deles a empresas, mediante concurso internacional. Aí se encontra a salvação do mundo...e, já agora, privatize-se a puta que os pariu a todos."

José Saramago in "Cadernos de Lanzarote", Diário III, Pág. 148

2011/06/17

A grande pepineira

A Avenida da Liberdade foi ocupada por uma cadeia de hipermercados com o apoio da municipalidade lisboeta, numa mega manifestação onde também haverá canções pelo ídolo das donas de casa, o incontornável Tony. O fim último deste mega evento, anunciado em "outdoors" espalhados por toda a cidade, é a promoção dos produtos agrícolas nacionais, sendo o remanescente doado a instituições de ajuda social. Os promotores - cadeia de hipermercados e município de Lisboa - anunciam este mega "pic-nic" como um evento de apoio à produção nacional que, em tempo de crise, deve merecer a nossa solidariedade.
Vamos lá ver se eu entendi: Belmiro de Azevedo, dono do "Continente" e apoiante do PSD, promove uma acção de publicidade conjuntamente com o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa do PS, para apoiar os agricultores. Mas, então, não foram estes partidos os responsáveis pelos acordos do PAC de 1992, que estão na origem na destruição da nossa agricultura, obrigando-nos a importar 60% daquilo que consumimos? Devem estar a brincar connosco...

2011/06/15

A Chapelada

José Lello, personagem por quem não nutro qualquer simpatia, pronunciou-se negativamente sobre a validação dos votos dos emigrantes recolhidos por um jornal do Rio de Janeiro. Os votos foram colectados por um jornal que fazia propaganda aberta pela candidatura do PSD e, posteriormente, enviados num contentor para Portugal a expensas do jornal em causa.
Na opinião do deputado do PS pela emigração, o Presidente da República devia impugnar a validação destes votos. Não posso estar mais de acordo. Para chapeladas já bastam as do antigo regime. Se estes votos forem validados, o descrédito de Cavaco só aumentará. Ele, que no dia das eleições, veio pronunciar-se sobre os eleitores fantasmas das listas eleitorais. Haja vergonha!

Liberdades

Enquanto na Grécia o fogo alastra (veja aqui, aqui, aqui e aqui) e em Espanha alastra o fogo —com os Indignados e agora com a "Plataforma de Afectados por la Hipoteca"— (veja aqui, aqui, aqui, aqui e aqui), em Portugal sua Excelência o PR acaba de indigitar o dr. Passos Coelho para Primeiro Ministro da  República, enquanto Nuno Gomes termina contrato com o Benfica e anuncia, em comunicado, que é um jogador livre.